Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sam Altman é contratado pela Microsoft após ser demitido da OpenAI

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Novembro de 2023 às 10h38

Link copiado!

Steve Jennings/TechCrunch/CC-2.0
Steve Jennings/TechCrunch/CC-2.0

A Microsoft agiu rapidamente para anunciar a contratação do ex-CEO da OpenAI, Sam Altman, três dias após sua demissão na empresa criadora do ChatGPT. O anúncio foi feito pelo CEO da Gigante de Redmond, Satya Nadella, que confirmou que Altman vai liderar uma equipe de pesquisa sobre IA na Big Tech.

Sam Altman foi demitido da OpenAI na última sexta-feira (17) e causou um grande efeito dominó no mercado de tecnologia. Após saber da decisão, o então presidente e co-fundador do projeto, Greg Brockman, pediu para sair e também foi contratado pela Microsoft — vale lembrar que a MS é uma das principais investidoras da empresa responsável pelo ChatGPT.

“Continuamos comprometidos com nossa parceria com a OpenAI e temos confiança no nosso cronograma de produtos, na nossa habilidade de inovar com tudo o que anunciamos no Microsoft Ignite, e para continuar o apoio a nossos consumidores e parceiros. Aguardamos para conhecer Emmeth Shear [novo CEO] e a nova liderança da OAI para trabalhamos com eles”, afirmou Satya Nadella no X (antigo Twitter). Por fim, ainda revelou que a empresa estaria “animada” para anunciar a chegada de Altman e Brockman.

Continua após a publicidade

Rumores apontam que a própria Microsoft não concordou com a demissão de Sam Altman: de acordo com o Bloomberg, executivos da empresa e outros investidores pressionaram o quadro de diretores da OpenAI para reverter a decisão e colocá-lo de volta como CEO, mas o martelo já estava batido. Com o profissional livre no mercado, a solução encontrada foi trazê-lo para a companhia.

Altman, que vai receber o cargo de CEO da nova equipe de pesquisa em IA, apenas republicou o post de Nadella no X e disse que “a missão continua”. O chefão da Microsoft ainda respondeu que “aprendemos muito ao longo dos anos sobre como podemos dar espaço a fundadores e inovadores para construírem culturas e identidades independentes dentro da Microsoft, incluindo GitHub, Mojang Studios e LinkedIn, e anseio para que você faça o mesmo”.

Continua após a publicidade

A nova equipe liderada por Altman na Microsoft terá alguns rostos conhecidos vindos da OpenAI: além de Greg Brockman, a empresa trouxe o diretor de pesquisa Jakub Pachocki, o pesquisador Szymon Sidor e o chefe de preparação Aleksander Madry. Os nomes foram confirmados em post de Brockman no X.

Por que Sam Altman foi demitido da OpenAI?

Co-fundador do projeto e CEO da empresa desde 2019, Altman foi demitido na última sexta-feira (17) numa decisão que chocou o mundo da tecnologia. Em nota, o quadro de diretores da iniciativa disse que ele “não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades” e que “não confia mais em sua capacidade de continuar liderando”.

Ainda não é possível descobrir o que levou a essa decisão, mas algumas hipóteses já surgiram. De acordo com o jornal The New York Times, Altman trabalharia em um novo projeto para criar uma startup e desenvolver chips Tensor Processing Unit (TPU), usados para o processamento e treinamento de IA, como uma forma de não depender exclusivamente da Nvidia.

Continua após a publicidade

Empresa já tem novo CEO

Logo após a saída de Altman, a OpenAI anunciou a diretora de tecnologia albanesa Mira Murati como nova CEO interina, mas a decisão durou pouco tempo: a empresa confirmou a chegada de Emmett Shear para o cargo nesta segunda-feira. Shear é o co-fundador da Twitch e assumiu a mesma posição de liderança na empresa até março deste ano.

Fonte: Bloomberg, The New York Times