Publicidade

IA de Elon Musk, Grok agora tem código aberto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Março de 2024 às 10h38

Link copiado!

Reprodução/xAI
Reprodução/xAI
Elon Musk

O chatbot de IA generativa Grok agora é open source: a xAI, empresa de Elon Musk, abriu o código do modelo de linguagem Grok-1 neste domingo (17) e disponibilizou as informações no GitHub.

O próprio Musk antecipou a decisão na semana passada, então a confirmação virou uma questão de tempo. Ao todo, o modelo possui 314 bilhões de parâmetros e serviu de base para o pré-treinamento do Grok-1, finalizado em outubro de 2023. Em nota, a empresa reforça que a arquitetura não foi refinada para propósitos específicos, como diálogos.

Todo o conteúdo é protegido pela licença Apache 2.0, que permite o uso comercial da ferramenta por qualquer outra empresa ou indivíduo que deseja construir algo em cima do código-fonte. Apesar da liberação, o Grok-1 não inclui os dados usados para treinar a IA em tempo real com informações do X (antigo Twitter), recursos presentes apenas na versão comercial do chatbot, disponível para assinantes do serviço pago X Premium+.

Continua após a publicidade

Novo respiro para o Grok

O Grok foi lançado em novembro do ano passado com a promessa de ser um chatbot de IA sarcástico, mas não ficou muito tempo nos holofotes do segmento. Diante da disputa pública entre Musk e a OpenAI pelo fato de a empresa ter se tornado lucrativa e não liberar o código de seus produtos, a mudança recente pode favorecer a tecnologia do chatbot da xAI e ainda jogar pressão sobre a criadora do ChatGPT.

O Grok-1 agora é mais uma opção open source para desenvolvedores que querem treinar novos recursos sobre um LLM atual. A Meta já é conhecida por abrir o código de seus modelos de IA, como o Llama 2 e outras tecnologias voltadas para a geração de imagens e áudios, enquanto o Google recentemente lançou o modelo Gemma, também open source e desenvolvido nos mesmos moldes do Gemini.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A documentação completa do Grok-1 está disponível em github.com/xai-org/grok-1