Apache Software Foundation

  • Fundação

    01 de Junho de 1999

  • Sede

    Wakefield, Massachusetts, Estados Unidos

Apache Software Foundation (ASF), conhecida originalmente como Apache Group, fundada em junho de 1999 nos Estados Unidos, é uma companhia sem fins lucrativos que é composta por desenvolvedores de software open souce, incluindo o popular servidor web Apache HTTP.

Todos os softwares desenvolvidos sob a licença Apache são distribuidos em código aberto. Cada um dos projetos são encabeçados pelos membros mais ativos da comunidade, em um sistema de meritocracia em que apenas os colaboradores que estiverem contribuindo com melhorias podem se juntar aos times de desenvolvimento.

A ASF é mantida tanto pelo apoio de grandes empresas, como Microsoft, HP, Huawei e IBM, quanto por meio de doações. Os principais valores da Apache Software Foundation são o de defender legalmente todos os membros da comunidade com seus projetos, evitar que a Apache seja utilizada por outras companhias sem a devida autorização e promover o ecossistema colaborativo de softwares de código aberto de alta qualidade.

A organização atualmente é composta por mais de 500 membros individuais e mais de 5 mil colaboradores ao redor do mundo.