Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Criadora do ChatGPT e DALL-E planeja IA que edita vídeos a partir de texto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Janeiro de 2023 às 11h33

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

A OpenAI, empresa criadora do DALL-E 2 e do ChatGPT, se dedica atualmente à criação de uma ferramenta para gerar vídeos a partir de uma inteligência artificial. A premissa é a mesma das duas soluções anteriores: o usuário descreve por texto o que deseja e a IA faz o restante do serviço.

A informação exclusiva foi revelada pelo CEO da empresa, Sam Altman, em entrevista ao site TechCrunch. Segundo o executivo, as pessoas deverão dar as diretrizes de como deseja o resultado, oferecendo a maior quantidade possível de detalhes, para que o serviço ofereça o material editado.

Continua após a publicidade

Infelizmente, ele não revelou muitos detalhes sobre como a plataforma funcionará nem quais recursos terá. Por isso, é impossível saber se serão criados apenas vídeos curtos ou se haverá suporte a conteúdos mais extensos, com mais de 2 minutos, por exemplo. Também ainda é cedo para definir se a criação terá música, efeitos sonoros e outros recursos de edição.

Altman mencionou sobre a criação da Inteligência Artificial Geral. Trata-se de um modelo de IA inexistente, mas que conseguiria entender comandos para desempenhar qualquer atividade intelectual dos humanos, inclusive aquelas relacionadas à criatividade.

Quando chega a ferramenta de IA de vídeos?

Não há previsão de quando a inteligência artificial criadora de vídeos chegará ao mercado. O que se sabe é os rivais já possuem ferramentas similares, algumas mais avançadas, como o QuickVid, outras com um longo caminho a percorrer, como o Google Imagen Video.

Vale lembrar que a OpenAI também está direcionando seus esforços para o GPT-4, uma evolução do modelo de inteligência artificial usado pelo ChatGPT (GPT-3). Esta quarta versão deve apresentar melhorias importantes para o sistema, como mais segurança, mais privacidade e respostas otimizadas.

A OpenAI é parceira da Microsoft e ambas pretendem levar a tecnologia do ChatGPT para os produtos do pacote Microsoft 365 (antigo Office). O mecanismo de pesquisa Bing também deve ser complementado com uma caixa de texto na qual o robô tirará dúvidas das pessoas direto na busca.

Apesar disso, Sam Altman disse que não existe exclusividade no trato, portanto outras empresas também poderão usar seus produtos. Ele não descarta, inclusive, a criação de produtos e serviços próprios da OpenAI. Já se ventilou na imprensa a possibilidade de a empresa criar planos premium para empresas e trabalhar com modelos de assinatura para liberar funções extras para usuários comuns.

Continua após a publicidade

Em setembro do ano passado, a rival Meta apresentou o Make-A-Video, um gerador de imagens a partir de texto baseado em IA capaz de produzir vídeos. O projeto da empresa de Mark Zuckerberg explora IA e aprendizagem de máquina para “criar ilustrações fotorrealistas” a partir de palavras, frases ou de outras imagens.

Fonte: TechCrunch