Marca "Microsoft Office" será aposentada após 32 anos
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
A marca Microsoft Office será substituída pelo novíssimo Microsoft 365 a partir de agora. O conjunto de aplicativos continuará existindo, mas a marca Office (Escritório, em português) dará lugar a um conjunto de utilitários cujo enfoque é ir além do ambiente de trabalho.
- Microsoft Designer é lançado como o rival do Canva com um toque de DALL-E
- Microsoft lança rede social corporativa para competir com o Facebook Workplace
A mudança de nome e identidade visual afetará inicialmente os aplicativos online do Office.com, que farão a transição já em novembro. A partir de janeiro de 2023, será a vez do aplicativo Office integrado ao Windows 10 e Windows 11 dar adeus à marca. As soluções móveis para Android e iOS também devem deixar de exibir a logomarca antiga no começo do ano.
Esta atualização englobará principalmente o design, já que o antigo símbolo sumirá para dar lugar à logomarca do 365. O visual ainda lembra a letra "O", como no Office, porém mais interligado e com dobras que lembram o símbolo do infinito, uma referência ao programa que pretende ser usado todos os 365 dias do ano.
O Microsoft 365 abrigará todos os programas do pacote Office, acrescidos do OneDrive, do Microsoft Teams e de outros softwares futuros. A marca antiga ainda continuará existindo por algum tempo, já que os assinantes das contas do Office 365 não poderiam ser abandonados. Há, ainda, as versões licenciadas de uso eterno, aquelas compradas sem assinatura que não dão direito às atualizações, em programas como o Word e o Excel.
32 anos de Office
O Office foi lançado pela primeira vez em 1990, o que faz do pacote uma das soluções mais antigas da Microsoft, atrás apenas do carro-chefe Windows. Todo mundo que usa desktop ou notebook já teve contato com alguns dos seus aplicativos: Word, Excel, Power Point e Outlook são os mais famosos.
Em abril, a Microsoft emitiu um aviso para lembrar aos proprietários do Microsoft Office 2013 sobre o fim do suporte oficial estendido. Usuários que adquiriram os apps, em uma época em que a gigante do software vendia apenas o pacote fechado, terão até 11 de abril de 2023 para mudar para o 365.
A Microsoft tem renomeado todas as suas soluções para unificá-las e facilitar a identificação dos produtos. O Microsoft Defender, por exemplo, foi introduzido em 2019 para abranger o antivírus Windows Defender, o firewall do Windows e outras ferramentas de segurança. O mesmo aconteceu com a divisão de games, tendo renomeado todas as soluções voltadas para jogos sob o nome Xbox.