Publicidade

Character AI simula conversas avançadas com personagens e celebridades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Janeiro de 2023 às 15h00

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Character AI é a nova ferramenta de conversa por inteligência artificial que está bombando na internet. O serviço permite simular conversas com celebridades e personagens de filmes, séries ou videogames. Isso ocorre graças a uma IA programada para criar interações naturais com base nas informações prestadas pelos próprios usuários.

A tecnologia ainda está em fase de beta, mas é aberta ao público para testes. Você pode apenas interagir com os personagens ali existentes ou tentar criar a sua própria IA de conversação. Para isso ocorrer, o usuário deve apenas fornecer o máximo de detalhes possíveis sobre a pessoa emulada.

Continua após a publicidade

A partir disso, o Character AI consegue desenvolver conversas únicas para cada interação sugerida. Ao perguntar para o Super Mario como estavam as coisas no Reino do Cogumelo, ele disse estar tudo ótimo, pois tinha acabado de salvar a princesa Peach.

É claro que o serviço aqui é muito mais simples que a tecnologia do ChatGPT, mas não deixa de ser igualmente divertido "trocar umas ideias" com um protagonista de anime, um cientista revolucionário como Albert Einstein ou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

O interessante disso tudo é que a IA vai sendo moldada conforme a personalidade de quem você criou. Ao conversar com Kanye West, por exemplo, você notará uma linguagem muito mais cheia de gírias do que ao falar com o bilionário Tony Stark. Em alguns casos, as palavras são um tanto quanto forçadas propositalmente para se parecer com o personagem de verdade.

Continua após a publicidade

Como funciona o Character AI?

A ferramenta é totalmente aberta para testes de qualquer pessoa após um breve cadastro. A interface tem cinco áreas principais:

  • Home - interface principal onde estão as notícias;
  • Feed - onde as pessoas podem criar publicações acerca dos personagens;
  • Create - ferramenta para desenvolver seus próprios personagens;
  • Chats - local para interagir com as IAs;
  • Community - funciona como um fórum onde as pessoas podem tirar dúvidas, ler FAQs e saber de novidades.
Continua após a publicidade

Cada personagem acaba desenvolvendo sua própria forma de conversa, principalmente com o aprendizado acumulado. Isso significa que quanto mais interações ocorrem, mais a IA aprende a entregar respostas realísticas, associadas à personalidade do personagem construído.

Vale lembrar que o serviço também consegue gerar imagens aleatórias para serem compatíveis com a personalidade do IA criada. Ou seja, você nem precisa usar uma foto verdadeira, porque a inteligência artificial criará um avatar próprio para ilustrar.

Continua após a publicidade

É claro que é bem divertido simular conversas com gente de carne e osso, mas o Character AI também permite criar personalidades únicas. Você pode desenvolver um personagem para um livro ou uma história em quadrinhos, adicionando traços de como ele se comporta em determinadas situações.

IAs de conversação em alta

As inteligências artificiais de conversa estão em alta graças ao lançamento do ChatGPT, ocorrido em novembro de 2022. De lá até aqui, a tecnologia da OpenAI se mostrou capaz de resolver problemas como sugerir scripts de vídeo ou programar aplicativos inteiros. O serviço consegue até enganar cientistas escrevendo resumos falsos de pesquisas.

Segundo a Microsoft, o ChatGPT pode ser incorporado ao Word, PowerPoint e Outlook para otimizar as rotinas dos usuários. O mecanismo de busca Bing também pode ser beneficiado pela tecnologia para responder instantaneamente a dúvidas comuns.