4 coisas que o Gemini é capaz de fazer melhor que o Bard
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A mudança de Bard para Gemini trouxe várias melhorias para a IA generativa do Google. Antes, a ferramenta estava restrita ao uso pelo navegador, mas ganhou novos aplicativos e formas de uso com a nova identidade. Além disso, quem já usava o chatbot pode notar novos ajustes que melhoram a experiência de uso.
O que o Gemini é capaz de fazer melhor que o Bard
O Canaltech listou algumas vantagens do Gemini com relação ao seu antecessor:
1. Sugestões de prompts
O Gemini pelo navegador ainda lembra muito o Bard, mas tem alguns ajustes pontuais que valem o destaque. Um deles é a presença de sugestões de prompts na tela inicial: além de ajudar a quebrar o gelo com a IA, os textos são detalhados e ajudam a entender como você pode adicionar detalhes a um comando de texto.
Com a ajuda desses exemplos, é possível indicar qual papel a ferramenta deve interpretar na conversa ou quais são as informações de contexto necessárias para uma resposta mais refinada. Vale lembrar que o conteúdo das respostas não é muito diferente, pois o antecessor já era abastecido pelo mesmo modelo de linguagem do Gemini.
2. Aplicativo para Android
O Google lançou um aplicativo exclusivo do Gemini para Android. Além de incluir o acesso ao chatbot multimodal, que suporta comandos com textos, áudios e imagens, a ferramenta também pode substituir o Google Assistente no sistema operacional.
Por enquanto, o app está disponível apenas em inglês, mas já pode ser instalado em dispositivos no Brasil. Após o download, é possível ativá-lo com o comando “Ei, Google” ou ao manter o botão de energia pressionado por alguns segundos.
3. Integração no iOS
Os donos de iPhone ainda não receberam um aplicativo da IA, mas podem acessar o Gemini graças a uma integração com o app do Google. Ao abrir o buscador, é possível pressionar um ícone no topo da tela que abre a interface de conversa e permite o envio de fotos, áudios ou textos.
A novidade, entretanto, foi liberada inicialmente apenas para dispositivos configurados com a língua inglesa nos Estados Unidos.
4. Gemini Advanced
A Gigante de Mountain View introduziu um novo plano pago, chamado Gemini Advanced, que dá acesso ao modelo fundacional Gemini Ultra 1.0 — o mais avançado já feito pelo Google até então. O serviço é voltado para tarefas mais complexas nas áreas de programação, colaboração e criação de conteúdo, além de receber integração com outros produtos da empresa, como Gmail e Documentos.
O Gemini Advanced pode ser assinado em um plano especial do Google One a R$ 97 por mês, com direito a 2 TB de armazenamento em nuvem na conta.
O que é Gemini?
Gemini originalmente é o nome do modelo de IA generativa desenvolvido pelo Google. A tecnologia foi oficialmente lançada em dezembro de 2023 como um grande modelo de linguagem (LLM) para abastecer serviços de IA, como o próprio Bard, mas posteriormente a empresa decidiu batizar outros produtos do segmento de inteligência artificial com o mesmo nome.
A intenção é que o Gemini seja integrado a mais serviços da empresa, como Gmail, Workspace e até o Google Maps, além de já substituir o Google Assistente no app para Android.