Publicidade

Suposto Snapdragon 7 Plus Gen 1 teria entrado em fase de testes

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Outubro de 2022 às 11h15

Link copiado!

Reprodução/Qualcomm
Reprodução/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Novos rumores indicam que a Qualcomm já estaria desenvolvendo o suposto Snapdragon 7 Plus Gen 1, próximo chipset intermediário premium da companhia. A solução, cujos testes começam antes mesmo de uma estreia global do Snapdragon 7 Gen 1, pode manter as configurações vistas no processador original, mas possivelmente empregar melhorias como uma nova litografia ou ainda modelos de núcleos diferentes.

Os primeiros detalhes do novo chip chegam pelo leaker Roland Quandt, que possui um bom histórico de vazamentos, e indicam que a novidade atenderia pelo número de modelo SM7475 — o Snapdragon 7 Gen 1 é identificado pelo número SM7450. Caso a Qualcomm siga o sistema da série Snapdragon 8, o componente poderia estrear como o Snapdragon 7 Plus Gen 1, sendo o verdadeiro sucessor do popular Snapdragon 778G Plus.

Quandt sugere ainda que o processador em questão teria design tri-cluster (com três conjuntos de núcleos), compostos por 1 núcleo Prime de máxima performance, 3 núcleos Gold de alto desempenho e 4 núcleos Silver de alta eficiência, trazendo frequências de operação na casa de 2,4 GHz nos dois conjuntos mais potentes, e na casa de 1,8 GHz no grupo de eficiência. Curiosamente, essas são as mesmas especificações do modelo tradicional.

Continua após a publicidade

Com isso em mente, é comum que nas variantes Plus a Qualcomm apenas implemente clocks mais altos na CPU e, ocasionalmente, na GPU, visando proporcionar um aumento singelo de performance em tarefas mais intensas, como games. Também é possível especular que a empresa possa adotar versões revisadas dos núcleos, ou que adote uma nova litografia, passando dos 4 nm da Samsung para os 4 nm TSMC, em movimento semelhante ao do Snapdragon 8 Plus Gen 1.

Não se sabe quando a empresa anunciará a nova plataforma, mas é provável que tenhamos novidades já no próximo mês, durante a Snapdragon Summit, evento anual em que a gigante também deve apresentar o aguardado Snapdragon 8 Gen 2.

Snapdragon 7 Gen 1 é chip premium para intermediários

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Lançado em maio deste ano, o Snapdragon 7 Gen 1 inaugurou a nova família de chips premium para smartphones intermediários da Qualcomm, prometendo proporcionar experiências e recursos de celulares topo de linha a aparelhos mais acessíveis.

Além da nomenclatura renovada, a plataforma de fato trouxe novidades bastante avançadas para o segmento, com destaque para o design tri-cluster da CPU, o suporte a Machine Learning aprimorado, câmeras de 200 MP e recursos de hardware para segurança.

O componente é fabricado pela Samsung em 4 nm e estreou com o OPPO Reno 8 Pro em maio, chegando ao seu segundo celular neste mês com o anúncio do Xiaomi Civi 2, ambos exclusivos da China. Dependendo do prazo de lançamento do suposto Snapdragon 7 Plus Gen 1, o modelo padrão pode acabar nunca chegando ao mercado global, de maneira similar ao Snapdragon 780G — o Snapdragon 778G, versão revisada do 780G, foi muito mais popular.

Continua após a publicidade

Fonte: Roland Quandt, WCCFTech, GizChina