Suposto Snapdragon 7 Plus Gen 1 teria entrado em fase de testes
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Novos rumores indicam que a Qualcomm já estaria desenvolvendo o suposto Snapdragon 7 Plus Gen 1, próximo chipset intermediário premium da companhia. A solução, cujos testes começam antes mesmo de uma estreia global do Snapdragon 7 Gen 1, pode manter as configurações vistas no processador original, mas possivelmente empregar melhorias como uma nova litografia ou ainda modelos de núcleos diferentes.
- Snapdragon 8 Gen 2: suposta ficha técnica vaza com novos núcleos de CPU
- Razer Edge 5G é 1º dispositivo com inédito chip da Qualcomm para games
Os primeiros detalhes do novo chip chegam pelo leaker Roland Quandt, que possui um bom histórico de vazamentos, e indicam que a novidade atenderia pelo número de modelo SM7475 — o Snapdragon 7 Gen 1 é identificado pelo número SM7450. Caso a Qualcomm siga o sistema da série Snapdragon 8, o componente poderia estrear como o Snapdragon 7 Plus Gen 1, sendo o verdadeiro sucessor do popular Snapdragon 778G Plus.
Quandt sugere ainda que o processador em questão teria design tri-cluster (com três conjuntos de núcleos), compostos por 1 núcleo Prime de máxima performance, 3 núcleos Gold de alto desempenho e 4 núcleos Silver de alta eficiência, trazendo frequências de operação na casa de 2,4 GHz nos dois conjuntos mais potentes, e na casa de 1,8 GHz no grupo de eficiência. Curiosamente, essas são as mesmas especificações do modelo tradicional.
Com isso em mente, é comum que nas variantes Plus a Qualcomm apenas implemente clocks mais altos na CPU e, ocasionalmente, na GPU, visando proporcionar um aumento singelo de performance em tarefas mais intensas, como games. Também é possível especular que a empresa possa adotar versões revisadas dos núcleos, ou que adote uma nova litografia, passando dos 4 nm da Samsung para os 4 nm TSMC, em movimento semelhante ao do Snapdragon 8 Plus Gen 1.
Não se sabe quando a empresa anunciará a nova plataforma, mas é provável que tenhamos novidades já no próximo mês, durante a Snapdragon Summit, evento anual em que a gigante também deve apresentar o aguardado Snapdragon 8 Gen 2.
Snapdragon 7 Gen 1 é chip premium para intermediários
Lançado em maio deste ano, o Snapdragon 7 Gen 1 inaugurou a nova família de chips premium para smartphones intermediários da Qualcomm, prometendo proporcionar experiências e recursos de celulares topo de linha a aparelhos mais acessíveis.
Além da nomenclatura renovada, a plataforma de fato trouxe novidades bastante avançadas para o segmento, com destaque para o design tri-cluster da CPU, o suporte a Machine Learning aprimorado, câmeras de 200 MP e recursos de hardware para segurança.
O componente é fabricado pela Samsung em 4 nm e estreou com o OPPO Reno 8 Pro em maio, chegando ao seu segundo celular neste mês com o anúncio do Xiaomi Civi 2, ambos exclusivos da China. Dependendo do prazo de lançamento do suposto Snapdragon 7 Plus Gen 1, o modelo padrão pode acabar nunca chegando ao mercado global, de maneira similar ao Snapdragon 780G — o Snapdragon 778G, versão revisada do 780G, foi muito mais popular.
Fonte: Roland Quandt, WCCFTech, GizChina