Publicidade

Snapdragon 8 Gen 2 deve ter clocks mais altos e superar Apple A16 Bionic

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Setembro de 2022 às 09h40

Link copiado!

Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm deve revelar o Snapdragon 8 Gen 2 ainda neste ano, durante o Snapdragon Tech Summit que acontece entre os dias 15 e 17 de novembro. O novo chip deve rivalizar com o recém-lançado A16 Bionic, presente no iPhone 14 Pro, e, segundo rumores, irá superar o chip da Apple em processamento gráfico e ter clocks ainda mais altos em CPU.

Essas informações vêm do informante chinês Digital Chat Station, que tem um forte histórico de precisão a seu favor. Ele comenta que os atuais processadores atuam na faixa dos 3,4 GHz e 3,5 GHz, mas o Snapdragon 8 Gen 2 pode superar essa velocidade.

Continua após a publicidade

Na verdade, o novo chip da Qualcomm deve estar em um nível semelhante comparado com o A16 Bionic quando se trata de CPU, mesmo que ainda haja uma pequena diferença entre eles com vantagem para o chip da Apple em eficiência energética em baixa frequência. O leaker cita ainda que esse será um dos focos de outro concorrente, especificamente a série Dimensity 9 da MediaTek.

Além disso, o que mais chama atenção em sua declaração é que a capacidade bruta da GPU do futuro Snapdragon 8 Gen 2 deve superar a performance vista nos chips da série Apple A, como o próprio A16 Bionic visto somente nos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max até o momento.

O que esperar do Snapdragon 8 Gen 2?

De acordo com rumores, a nova plataforma topo de linha da Qualcomm usará tecnologia de 4 nm em sua fabricação, sendo exclusivamente produzida pela TSMC. Ela deve contar com uma nova solução para seus grupos de CPU, mas ainda com oito núcleos de processamento.

Continua após a publicidade

Segundo comentado, o Snapdragon 8 Gen 2 terá um núcleo de altíssimo desempenho Cortex-X3, além de outros dois Cortex-A720, dois Cortex-A710 e outros três voltados para eficiência energética Cortex-A510, ganhando uma nova GPU Adreno 740, sucessora da Adreno 730 do Snapdragon 8 Gen 1.

Essas e outras novidades só poderão ser confirmadas no evento Snapdragon Summit 2022, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de novembro, onde ele e outros processadores para PCs e vestíveis serão apresentados.

Fonte: Weibo