Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 8 Gen 2: suposta ficha técnica vaza com novos núcleos de CPU

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Setembro de 2022 às 09h46

Link copiado!

Xiaomi
Xiaomi
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm tem evento marcado entre os dias 14 e 17 de novembro e grandes expectativas apontam para o lançamento do seu mais poderoso chipset até o momento, o aguardado Snapdragon 8 Gen 2. Faltando pouco mais de um mês para a apresentação oficial, novos detalhes vazados indicam supostas especificações do processador e o que podemos esperar da futura plataforma.

Em publicação feita pelo informante Ice Universe no Twitter, é dito que o Snapdragon 8 Gen 2 (de modelo número SM8550) será mais uma vez fabricado pela TSMC em processo de litografia de 4 nanômetros — mesmo usado no elogiado Snapdragon 8 Plus Gen 1.

Continua após a publicidade

Com oito núcleos no total, o chipset se beneficiará do novo formato de clusters 1+2+2+3, algo diferente do padrão de organização em 1+3+4. Segundo o vazamento, o núcleo Prime será um Cortex X3 de 3,2 GHz, enquanto dois núcleos Cortex-A715 rodarão em 2,8 GHz, dois núcleos Cortex-A710 também terão clock máximo fixado em 2,8 GHz, e três núcleos Cortex-A510 rodarão em até 2,0 GHz.

O rumor ainda reforça que a Unidade de Processamento Neural (NPU, dedicado para inteligência artificial), o Processador de Sinal de Imagem (ISP, dedicado para câmera) e a Unidade de Processamento Gráfico (GPU) foram "muito melhorados" em relação ao modelo anterior.

Duas versões do Snapdragon 8 Gen 2?

Continua após a publicidade

Há poucos dias o Ice Universe também informou que a Qualcomm poderia lançar dois processadores da série 8 Gen 2 no evento que acontece em novembro, algo muito incomum para a fabricante, visto que uma versão mais potente costuma ser anunciada depois de 6 meses para integrar os lançamentos do segundo semestre.

Segundo este rumor, um modelo mais veloz do Snapdragon 8 Gen 2 seria lançado com núcleo Prime com altíssima frequência posicionada entre 3,4 e 3,5 GHz, um aumento de 6% a 10% em comparação com o núcleo Prime esperado para o Snapdragon 8 Gen 2 comum — esperado com frequência máxima de 3,2 GHz.

Ainda não sabemos quais as estratégias da Qualcomm para o novo chipset, mas detalhes mais claros devem surgir nos próximos dias indicando qual caminho a fabricante deve seguir.

Fonte: Ice Universe