Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Solar Bay | Novo benchmark testa Ray Tracing em GPUs e smartphones

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Agosto de 2023 às 09h39

Link copiado!

UL Solutions
UL Solutions

Nos últimos dias a UL Solutions anunciou a chegada do Solar Bay, novo benchmark voltado para traçado de raios no 3DMark. A popular plataforma de testes agora conta com três tipos diferentes de softwares para essa categoria, incluindo os já conhecidos Port Royal e Speed Way.

O benchmark já está disponível para sistemas de alta performance baseados em Android e Windows. O teste é construído através da API Vulkan 1.1 e consiste em dois benchmarks sintéticos: uma simulação mais rápida para entender o desempenho imediato do dispositivo e um teste de estresse prolongado para saber como a máquina varia de desempenho por longos períodos.

O primeiro teste utiliza games mobile em um loop de gameplay através de uma série de pulsos de atividade para mensurar a capacidade da máquina utilizada. Ao final, o sistema mostra uma pontuação geral e três pontuações subdivididas com detalhes sobre a taxa de quadros em determinados segmentos.

Continua após a publicidade

Já o segundo benchmark roda fluxos de trabalho com Ray Tracing em loop por 20 minutos por meio de um gameplay mais pesado. Os resultados dessa modalidade serão mais complexos, mostrando um gráfico de variação de desempenho ao longo de certas sessões.

O Solar Bay, assim como os demais testes presentes no 3DMark, permite que o resultado seja compartilhado dentro da própria plataforma. Além disso, será possível fazer comparações entre diferentes dispositivos, como uma placa de vídeo dedicada e a performance de um smartphone gamer parrudo, como um ROG Phone 7 Ultimate ou um Galaxy S23 Ultra.

Ray Tracing se consolida cada vez mais

Continua após a publicidade

É interessante notar o esforço das companhias em dar mais suporte para o traçado de raios ao longo dos anos. A tecnologia capaz de criar iluminação realista não é uma novidade na indústria, mas começou a ser popularizada no mercado doméstico recentemente com a introdução das NVIDIA GeForce RTX 2000 e posteriormente se expandiu para GPUs da AMD e Intel, estando presente também em smartphones modernos com Snapdragon 8 Gen 2, Exynos 2200 e Dimensity 9200.

No entanto, esse recurso ainda é pesado demais para muitos modelos, principalmente aqueles voltados aos segmentos de entrada e intermediário. Dessa forma, entraram em cena outras tecnologias, como o Deep Learning Super Sampling (DLSS) e o FidelityFX Super Resolution (FSR), que usam técnicas de interpolação de quadros para reduzir a resolução durante o processamento, sem que a qualidade final exibida ao usuário seja comprometida.

O Solar Bay já está disponível para download na Play Store, Epic Games Store, Steam ou pelo site oficial da UL Solutions.

Continua após a publicidade

Fonte: UL Solutions