Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vulkan ganha suporte a ray tracing por software em GPUs Nvidia e AMD

Por| 18 de Dezembro de 2020 às 10h11

Link copiado!

Divulgação/Vulkan
Divulgação/Vulkan

Antes restrito ao DirectX, agora o ray tracing também é compatível com a API Vulkan. Ela foi atualizada e ganhou suporte à tecnologia que traz mais fidelidade gráfica aos jogos — a única diferença é que a implementação é toda feita por software.

Em outras palavras, os desenvolvedores que empregam a Vulkan em seus jogos não dependerão de uma placa de vídeo com hardware dedicado para fazer os complexos cálculos de traçado de luz. Em vez disso, tudo será feito por novas funções e extensões que agora foram incorporados ao SDK da API.

A notícia é interessante, mas não necessariamente significa que toda placa de vídeo conseguirá rodar jogos com ray tracing ativado. E o motivo é simples: até mesmo as GPUs atuais com hardware dedicado ao cálculo de ray tracing, como as GeForce RTX 3000 e as Radeon RX 6000, têm dificuldades para entregar um bom desempenho com o recurso habilitado.

Continua após a publicidade

De toda forma, é interessante ver que agora o ray tracing está acessível para um grupo mais amplo de desenvolvedores. Com isso e a chegada da tecnologia às placas de vídeo da AMD e da nova geração de videogames, a tendência é que logo ela se torne padrão na indústria.

Para quem quiser conferir de perto como ficou a implementação do ray tracing por software na Vulkan, a Nvidia adicionou ao Game Ready — programa que gerencia os drivers das GeForce e otimiza jogos — uma demonstração de Quake II RTX com suporte ao recurso.

Fonte: TechRadar