Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung pode trazer Exynos com AMD para linha Galaxy A

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Setembro de 2021 às 11h26

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A próxima geração de chipsets da Samsung, conhecida até o momento como Exynos 2200, já balançou concorrentes e usuários por marcar o retorno da AMD aos celulares em parceria com a gigante sul-coreana. A GPU da nova plataforma empregará uma versão adaptada da microarquitetura RDNA 2, conhecida como mRDNA, e herdará de PCs e consoles muitos dos recursos de ponta vistos em hardware recente.

Como o nome sugere, a solução deve ser dedicada a celulares topo de linha, incluindo o especulado Galaxy S22, e entregar um nível de performance bastante avançado frente a concorrentes do mundo Android. No entanto, é possível que a gigante sul-coreana esteja planejando expandir o projeto da nova GPU para mais faixas de preço, como indica novo rumor divulgado nesta semana.

Exynos com AMD pode chegar à linha Galaxy A

Continua após a publicidade

Segundo informações publicadas na plataforma Clién, pela mesma fonte dos vazamentos do Exynos 2200, a Samsung estaria desenvolvendo variantes do novo Exynos dedicadas a smartphones intermediários. Serão duas versões: uma com 4 Unidades Computacionais (CUs) para celulares mais premium e outra com 2 CUs para aparelhos básicos. Em comparação, o chip topo de linha deverá contar com 6 CUs.

Essas GPUs simplificadas estariam atingindo clocks altos, na casa de 1 GHz, e curiosamente não estariam sofrendo com gargalo térmico como o irmão mais poderoso, perdendo apenas 10% de desempenho após testes prolongados. O motivo estaria na CPUem vez do núcleo Cortex-X2 de máximo desempenho, o processador empregaria o Cortex-A78 de alta performance.

O processamento gráfico não chegaria ao nível de topo de linha, mas seria mais que suficiente para intermediários. Ainda segundo o rumor, duas fabricantes chinesas já estariam negociando o uso da versão com 4 CUs, e considerando rumores antigos, é possível que a Vivo seja uma delas. Por fim, o ponto mais interessante é que a Samsung deve trazer esses chips para a linha Galaxy A.

Continua após a publicidade

A família intermediária da marca é bastante popular por equilibrar desempenho e recursos em um preço relativamente baixo, e a estreia das GPUs AMD Radeon pode torná-los uma opção ainda mais atraente. Não são citados quais modelos receberiam a novidade, mas acredita-se que o Galaxy A53 e o Galaxy A73, supostos sucessores do Galaxy A52 e Galaxy A72, poderiam ser os escolhidos, levando em conta o posicionamento mais premium de ambos.

Chipset impressiona em supostos testes de desempenho

O mesmo usuário publicou nesta semana novos detalhes do desempenho do Exynos 2200. A plataforma parece ter apresentado melhorias em comparação aos primeiros resultados vazados e agora sofre com gargalo térmico de cerca de 25% em testes gráficos, contra 30% dos relatos iniciais. Os ganhos seriam reflexo de melhor otimização e drivers mais maduros.

Continua após a publicidade

O ponto mais interessante é que, apesar dos gargalos, a próxima plataforma da Samsung assumiria com folga o topo do ranking de desempenho entre os celulares Android, até mesmo encostando no A15 Bionic da Apple, que será oficializado na próxima semana junto ao iPhone 13. A solução seria até 62% mais potente que o Exynos 2100, mesmo quando comparados os números sem gargalos do atual processador topo de linha da marca.

Fonte: Clién, TuttoAndroid, SamMobile