Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rumor | Intel pode cancelar GPUs Arc Battlemage para desktop

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Maio de 2024 às 18h45

Link copiado!

Reprodução/Intel YouTube
Reprodução/Intel YouTube
Tudo sobre Intel

Segundo novo rumor, a Intel pode ter cancelado — ou pelo menos adiado — as placas de vídeo Intel Arc Battlemage Xe2 para desktop. Em postagem recente, o leaker Golden Pig Upgrade afirmou que não há planos ou sequer “indícios sobre o lançamento das Arc Battlemage”, e não há novas placas de vídeo para desktop no mapa de lançamentos da Intel para 2024 e 2025.

O leaker é conhecido por ter fontes confiáveis na indústria, mas a informação é bastante vaga. No entanto, a Intel já havia apresentado as Arc Battlemage em roadmap anterior, e remover as GPUs discretas do mapa atualizado acende um alerta.

Vale ressaltar ainda que o atraso ou cancelamento pode afetar, também, as Intel Arc Celestial para desktops, a menos que a empresa opte por pular a segunda geração e lançar diretamente as Arc Xe3, com um ecossistema de drivers mais maduro.

Continua após a publicidade

Foco em iGPUs e drivers

Além das NPUs, um dos trunfos dos novos processadores Meteor Lake da Intel são as iGPUs Arc, com desempenho em games similar ao de algumas placas dedicas de entrada. Sendo assim, é possível que a Intel esteja apenas direcionando esforços e recursos para otimizar ao máximo o desempenho das próximas APUs Arrow Lake e Lunar Lake, previstas para lançamento no segundo semestre de 2024, e Panther Lake, prevista para 2025.

Ao amadurecer o desenvolvimento dos drivers utilizando como celeiro suas GPUs móveis, é possível que a Intel aplique essa expertise em gerações futuras das placas de vídeo discretas. Isso garantiria novas Intel Arc para desktop, sejam Batllemage, Celetial ou Druid, tenham um lançamento menos turbulento que o das Intel Arc Alchemist.

Fonte: Golden Pig Upgrade