Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm pode começar a produzir chip para notebooks no Brasil

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Abril de 2021 às 18h40

Link copiado!

Monoar Rahman Rony/Pixabay
Monoar Rahman Rony/Pixabay
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm pode começar a produzir o chip Snapdragon 7c no Brasil em breve. O componente foi homologado pela Anatel com unidade fabril em Minas Gerais, indicando uma possível produção local do chip voltado para notebooks com Windows 10.

Anunciado no final de 2019, o Snapdragon 7c é um processador ARM desenvolvido para notebooks mais básicos, para uso em ambientes comerciais ou corporativos, com bases de trabalho remotas onde tudo é operado através da nuvem. O chip possui CPU Kryo 468 — que é uma arquitetura de núcleo ARM levemente modificada pela Qualcomm — com até 2,4 GHz de velocidade, e traz GPU Adreno 618, além de modem LTE embutido com suporte a conexões de até 800 MBps. Segundo a fabricante, o chip é até 20% mais veloz que componentes utilizados em computadores de entrada à época de seu lançamento.

O Snapdragon 7c ainda é compatível com memória RAM LPDDR4 e sistema de armazenamento UFS 3.0 e roda resolução de até 2048 x 1536 pixels em 60 Hz, grava vídeos em 4K a 30 fps e já vem com suporte ao Wi-Fi 6 e ao Bluetooth 5.0.

Continua após a publicidade

De acordo com a documentação na Anatel, o componente pode ser fabricado na Fênix Indústria de Eletrônicos Ltda., fábrica localizada em Santa Rita do Sapucaí, no estado de Minas Gerais.

Apesar do anúncio em dezembro de 2019, o Snapdragon 7c passou o ano de 2020 praticamente esquecido no catálogo da Qualcomm, sem grande interesse demonstrado pelas fabricantes de notebooks até agora. A produção nacional tem potencial para atrair empresas que atuam no Brasil para aumentar a oferta de laptops de entrada no país com design fino e leve, e pode ser uma alternativa para a escassez de componentes global que ameaça causar aumento de preços em dispositivos de informática.

Conheça mais sobre o Snapdragon 7c, 8c e XR2 no vídeo:

Continua após a publicidade

Fonte: Tecnoblog (via)