Publicidade

Qualcomm pode atrasar chips em mais de 7 meses; parceria com a TSMC é firmada

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Abril de 2021 às 15h10

Link copiado!

Reprodução/Qualcomm
Reprodução/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Não é novidade que toda a indústria de tecnologia vem sofrendo com a escassez de componentes, por inúmeros motivos. Além do impacto da pandemia nas linhas de produção, também pode-se citar a nova valorização das criptomoedas, que levaram os criptomineradores a adquirirem componentes em massa, e até mesmo o isolamento social, que incentiva os usuários a buscar novos meios para se distrair.

Os casos de escassez mais conhecidos são de GPUs e processadores da AMD e Nvidia, mas outras gigantes também estão tendo de se readaptar. Exemplo disso é o adiamento da estreia do novo Galaxy Note da Samsung, e agora também da Qualcomm, responsável pelos chips que equipam grande parte dos smartphones. Segundo fontes do site DigiTimes, a dona dos chips Snapdragon está com dificuldades de atender seus clientes.

Chips irão atrasar em 30 semanas

Continua após a publicidade

O portal sugere que a Qualcomm tem definido tempos de espera extremamente longos para as fabricantes, que superam as 30 semanas, ou mais de sete meses. Tamanho prazo é crítico no mundo da tecnologia, considerando o esquema de lançamentos anuais dos smartphones e chipsets. A explicação residiria nas fundições, como a TSMC e a própria Samsung, responsáveis pela fabricação dos componentes.

Em tempos normais, as fundições estariam operando em elevada capacidade, mas com margem suficiente para atender emergências, como a situação atual. No entanto, ambas já estão trabalhando em 100%, sem brechas para aumentar a produção. Ainda assim, isso não quer dizer que as fabricantes não estão se mexendo, e a Qualcomm pode ter encontrado uma solução.

Nova parceria com a TSMC

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o DigiTimes, a Qualcomm teria estabelecido um acordo de grande importância com a TSMC, em que a fundição taiwanesa fabricaria com urgência uma leva de processadores high-end 5G. Não se sabe exatamente quais os chips serão produzidos, mas o acordo tem grandes implicações, considerando que a Samsung é a atual responsável pelos processadores de alto desempenho da Qualcomm.

Além disso, a própria TSMC já atende a outras fabricantes que estão enfrentando situações semelhantes, como a já citada AMD. A suposta parceria também reacende teorias de que a Qualcomm pode eventualmente abandonar a Samsung e realocar sua produção para a fundição taiwanesa, ainda que rumores recentes tenham sugerido que a gigante sul-coreana seguiria encarregada pela próxima geração de processadores Snapdragon.

Fonte: WinFuture, SamMobile