SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Project Zero | MSI revela placas-mãe com conectores escondidos

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Outubro de 2023 às 19h15

Link copiado!

MSI
MSI

Após fabricantes como ASUS e Gigabyte adotarem placas-mãe com conectores escondidos, chegou a vez da MSI revelar seu mais novo projeto. Intitulada de Project Zero, a linha de motherboards move os conectores para a parte traseira do componente, com o objetivo de proporcionar uma montagem livre de cabos. Até o momento, apenas os chipsets B650M e o B760 estão disponíveis nesse formato.

A B760M Project Zero é uma placa-mãe voltada para os processadores Intel de 12ª, 13ª e 14ª geração graças ao soquete LGA-1700. O modelo possui uma camada dupla de cobre e trabalha com padrão de energia 12+1+1, para garantir mais segurança ao utilizar CPUs como os Core i9.

O modelo também acompanha quatro slots para pentes de memória RAM DDR5 com frequências de até 7.200 MT/s. Há uma conexão PCIe Gen 5, uma PCIe 4.0 e uma PCIe na revisão 3.0. Para SSDs, os usuários podem adicionar duas unidades M.2, na qual a porta primária utiliza o protocolo 4.0 x4.

Continua após a publicidade

MSI B650M Project Zero

Por outro lado, a B650M Project Zero é voltada para os processadores AMD Ryzen 7000. Essa placa já tem foco em um projeto térmico mais acentuado, com heatsinks maiores e thermal pads adicionais, além de espaços proprietários para arrefecer os SSDs. Para a RAM, a fabricante disponibiliza quatro slots com suporte de frequência até 7.600 MT/s.

Por falar nas unidades de armazenamento, também só há duas conexões M.2, em que a principal opera no PCIe 4.0. Já para as demais portas PCIe que envolvem outros dispositivos, como GPUs, há somente uma PCIe Gen 4 e uma PCIe Gen 3, sem a revisão 5.0 mais recente.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que os dois modelos são compatíveis com as tecnologias de conectividade Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3. O mesmo vale para a geração das portas USB, que tem a protocolo máximo na versão 3.2 Gen 2x2.

MSI Z790 Project Zero

A MSI ainda não anunciou oficialmente o chipset Z790 da linha Project Zero, mas o informante wxnod vazou as especificações da placa em sua conta no X (Twitter). Em geral, o modelo tem configurações similares à B760M, mas houve a adição de uma porta PCIe Gen 3 e mais duas conexões M.2 PCIe 4.0 X4 para SSDs.

Continua após a publicidade

No entanto, o grande diferencial desse placa-mãe é a conectividade. Seguindo o padrão de outros lançamentos, essa motherboard traz a tecnologia de Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4 integradas.

As placas-mãe B760M e B650M Project Zero ainda não tiveram preço ou data de lançamento revelados. Para a Z790, o anúncio deve acontecer em breve.