SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Nova placa-mãe da MSI deve ter overclock para mais de 6 GHz

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Setembro de 2023 às 11h20

Link copiado!

Reprodução/MSI
Reprodução/MSI

Os processadores Intel Raptor Lake Refresh de 14ª geração devem chegar ao mercado em outubro, mas um novo vazamento revelou uma funcionalidade para facilitar a vida dos overclockers. Em uma postagem feita pelo informante chi11eddog no X (Twitter), é possível ver uma opção de BIOS para ativar frequências superiores a 6 GHz nos núcleos de performance dos processadores da marca.

O recurso foi encontrado no menu de BIOS de uma placa-mãe MSI Z790 ACE MAX, modelo já destinado para usuários entusiastas. Na captura de tela, há uma janela referente à opção "P-Core Beyond 6Ghz+", que significa um aumento no número das frequências dos núcleos de performance dos processadores para até 6,3 Ghz em boost.

Continua após a publicidade

Essa função deve estar integrada somente nas motherboards com chipset Z790 e pode se tratar da última grande atualização da fabricante para o soquete LGA-1700, que futuramente será substituído para os LGA-1851 na vindoura geração Arrow Lake em 2024.

CPU usada pode ser um i9 de 14ª geração

O vazamento corrobora com informações anteriores de que a 14ª geração poderia chegar aos 6 GHz, especialmente com o Core i9-14900K e sua variante 14900KF. Aliás, é muito provável que a CPU que acompanha a placa-mãe da imagem seja realmente um i9-14900K. Vale lembrar que somente as CPUs Intel com u sufixo "K" são desbloqueadas para overclock.

Embora a intenção da funcionalidade seja interessante para aumentar o clock de maneira rápida, é provável que os overclockers mais exigentes continuem realizando o processo de forma manual.

Continua após a publicidade

Rumores indicam que os Raptor Lake Refresh serão lançados em 17 de outubro. Já a MSI Z790 ACE MAX está disponível para compra no mercado internacional pelo preço sugerido de US$ 699 (cerca de R$ 3.400 em conversão direta).