SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

ASUS mostra placas-mãe com conectores de energia escondidos

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Agosto de 2023 às 11h05

Link copiado!

Reprodução/ASUS
Reprodução/ASUS
Tudo sobre ASUS

Durante a Gamescom 2023, a ASUS revelou mais imagens sobre a GeForce RTX 4070 BTF (Back to Future), placa de vídeo que dispensa o uso de conectores de energia direto da fonte. Além disso, a fabricante também mostrou novos detalhes a respeito da linha de placas-mãe de mesmo nome, com as conexões escondidas na parte traseira.

Um dos maiores problemas ao montar um computador de mesa é ligar todos os cabos de energia nas portas correspondentes da placa-mãe. Para eliminar o trabalho de puxar os fios da parte traseira até a frontal da placa-mãe e "enfeiar" a montagem, os modelos BTF simplesmente deixam todas essas conexões viradas para trás.

Continua após a publicidade

Isso não é tão simples como parece. Ao mexer com parte da estrutura e orientação das placas a esse nível, é preciso que o gabinete tenha encaixes diferentes, já que a maioria dos modelos cobre a traseira dessas placas para parafusar.

Ao todo, a ASUS planeja lançar três modelos de placas-mãe Back to Future: a TUF Gaming B760M-BTF WiFi 4D, a TX Gaming B760-BTF WiFi e um modelo com chipset Z790 que ainda não foi formalmente anunciado.

Placas-mãe suportam GPU que não usa cabos

Além do design alterado, essas motherboards têm uma característica ainda mais incomum. Os modelos têm um conector PCIe exclusivo para transferir energia para a RTX 4070 Back to Future, a GPU que não vai usar entrada de energia. Chamado de GC_HPWR, o conector fica ao lado do encaixe PCIe padrão para transmissão de dados.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, por conta da placa de vídeo não ter as entradas dos pinos para a fonte de alimentação, essa RTX 4070 só vai funcionar nessas mainboards específicas.

Esse é um passo importante para a inovação em como alguns componentes de computador funcionam. A ASUS tem boas ideias em mente, mas ainda será necessário esperar e entender se a indústria e os consumidores vão comprar a ideia.

Tanto a RTX 4070 quanto as placas-mãe BTF começarão a ser vendidas no fim de 2023. Ainda não há informações de preços, mas o modelo TX Gaming B760 será exclusivo do mercado chinês.

Continua após a publicidade

Fonte: PCGamesHardware