Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Avell A72 ION | Notebook profissional fino e poderoso

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Outubro de 2023 às 10h30

Link copiado!

Review Avell A72 ION | Notebook profissional fino e poderoso
Review Avell A72 ION | Notebook profissional fino e poderoso
Avell A72 ION

O Avell A72 ION é um notebook equipado com hardware potente, mas voltado para uso profissional. O dispositivo é fino, elegante e tem tela espaçosa, com alta resolução.

Eu testei o Avell A72 ION por alguns dias e dou detalhes deste notebook de alto desempenho, que pode, inclusive, rodar jogos pesados sem dificuldade. Confira o review e veja se ele vale a pena.

Continua após a publicidade

Design

O Avell A72 ION tem chassi feito de liga de magnésio, na cor grafite. O corpo do notebook é bem rígido, passando uma sensação de alta durabilidade. Além disso, o equipamento é muito elegante, com cantos pontiagudos, o que me agrada bastante.

A construção do notebook em si é um ponto positivo. Contudo, seu hardware avançado o torna um pouco pesado para usuários que buscam portabilidade.

Desempenho

O Avell A72 ION possui uma configuração parruda, capaz de oferecer alto desempenho para todo tipo de profissional. Esta máquina é equipada com um processador Intel Core i7 de 13ª Geração, 16 GB de memória RAM, placa de vídeo GeForce RTX 4070 e SSDNVMe de 1 TB.

Continua após a publicidade

Não importa o quão pesada seja a tarefa, o Avell A72 ION dá conta, já que seus componentes são de alta performance. Posto isso, é claro que o notebook consegue executar os jogos mais recentes com bom desempenho.

PCMark 10

O PCMark 10 possui vários testes que simulam o desempenho do notebook quanto à produtividade, aplicações de escritório, criação de conteúdo digital e jogos. Veja o comparativo entre o Avell A72 ION e o ROG Strix G16, que traz um Core i9-13980HX e uma RTX 4060:

Continua após a publicidade

Outros benchmarks

Agora, confira como o Avell A72 ION se sai em outros benchmark populares, além de jogos. Eu testei o notebook com o Shadow of The Tomb Raider e o Forza Horizon 5.

Teste de temperatura

Continua após a publicidade

Para testar a temperatura do Avell A72 ION, eu deixei o HWMonitor aberto enquanto executava o benchmark do Shadow of The Tomb Raider. O notebook atingiu as temperaturas de pico de 98°C na CPU e 81°C na GPU.

A base do notebook, junto à tela, ficou bem quente. Já o teclado, apesar de ter esquentado um pouco, ainda se manteve confortável de ser usado. Com relação ao ruído, o Avell A72 ION fez bastante barulho durante o benchmark. Não chega a ser uma falha de projeto, mas é notável a dificuldade de resfriar um notebook tão potente em um chassi compacto.

Continua após a publicidade

Tela

O Avell A72 ION tem tela de 16 polegadas, com painel WVA. Esse display oferece um bom tamanho para trabalhar. A resolução 2K também deixa a tela muito mais nítida, e aprimora a utilização do espaço, facilitando a visualização de mais informações simultaneamente.

Em suma, o notebook oferece uma tela de boa qualidade para todo tipo de atividade, desde trabalho até jogar e assistir a filmes e séries.

Continua após a publicidade

Teclado e touchpad

O Avell A72 ION tem um teclado retroiluminado, de perfil bem baixo, que me agradou bastante. Ele é confortável para digitar e tem bom espaçamento entre as teclas. Devido ao tamanho da tela, a fabricante ainda incluiu o pad numérico, muito útil para alguns profissionais.

O touchpad também é muito espaçoso e tem excelente precisão. Ele também suporta comandos por multitoques com uso de dois e três dedos.

Continua após a publicidade

Bateria e carregamento

A Avell colocou uma bateria de 80 Wh no A72 ION, juntamente com uma fonte com potência de 180 W.

Em meus testes, utilizando o PCMark 10 no modo Modern Office, o Avell A72 ION funcionou por 7 horas. Essa é uma boa marca, ainda mais considerando o nível de desempenho deste notebook.

Continua após a publicidade

Já no teste de carregamento, a bateria chegou aos 100% de carga em aproximadamente 2 horas.

Ficha técnica do Avell A72 ION

  • Processador: Intel Core i7-13700H (14 núcleos e 20 threads);
  • Placa de vídeo: GeForce RTX 4070 (8 GB de VRAM GDDR6);
  • Memória RAM: 16 GB DDR5 (expansível até 64 GB);
  • Armazenamento: 1 TB SSD NVMe (slot extra para SSD NVMe);
  • Tela: 16 polegadas, resolução QHD WQXGA (2560 x 1600 pixels) WVA 16:9, taxa de atualização de 90 Hz, brilho de 350 nits, contraste de 1500:1;
  • Áudio: alto-falantes estéreo;
  • Conectividade: 1x Thunderbolt 4 (USB-C com vídeo e energia), 2 USB-A 3.1 Gen1, 1x USB-C 3.1 Gen2 (com DP versão 1.4), 1x HDMI 2.1, 1x leitor de cartão SD/SDHC/SDXC/UHS-50 interface USB 2.0, 1x conector de 3,5 mm para fone/microfone, 1x trava Kensington, Wi-Fi dual-band e Bluetooth 5.2;
  • Bateria e carregador: 80 Wh e adaptador AC de 180 W;
  • Dimensões: 35,9 x 24,2 x 2,1 cm;
  • Peso: 1,97 kg.
Continua após a publicidade

Concorrentes

O Galaxy Book3 Ultra é um bom concorrente para o Avell 72 ION. O notebook da Samsung tem uma versão equipada com Core i9-13900H, 32 GB de memória RAM, GeForce RTX 4070, SSD NVMe de 1 TB e peso de 1,79 kg.

O Avell 72 ION custa R$ 12.960 no site oficial da marca, enquanto que o Galaxy Book3 Ultra custa a partir de R$ 17,5 mil.

Continua após a publicidade

Vale a pena comprar o Avell A72 ION?

O Avell 72 ION vale a pena por oferecer alto desempenho em um chassi fino, compacto e bem construído. Adicionalmente, o notebook tem tela de boa qualidade, bem nítida, além de teclado confortável, touchpad preciso e bateria com boa autonomia.

O Avell 72 ION é bom para profissionais que precisam de um notebook poderoso, mas compacto. No entanto, ele não é indicado para usuários que precisam de um notebook extremamente leve e fácil de transportar.