SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Arrow Lake | Coolers LGA-1700 podem encaixar no soquete LGA-1851

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Outubro de 2023 às 11h10

Link copiado!

Reprodução: GAMERCOMP/Unplash
Reprodução: GAMERCOMP/Unplash

Os processadores Arrow Lake são o próximo passo no planejamento da Intel para 2024 e trarão o novo soquete LGA-1851. Agora, o lançamento de um novo water cooler da AZZA revela que os atuais encaixes para coolers do soquete LGA-1700 podem ser compatíveis com as futuras CPUs, dispensando a compra de um novo sistema de arrefecimento.

O novo cooler é a linha de produtos Cube, que engloba um water cooler de 240mm e outro de 360mm. O interessante é que no manual de instruções da peça, a fabricante informa que os encaixes do modelo já são compatíveis com o vindouro soquete LGA-1851.

A informação antecipada é até estranha, visto que o lançamento dos Arrow Lake ainda deve demorar cerca de um ano. Os novos produtos da AZZA, no entanto, parecem ser direcionados para a 14ª geração da Intel, lançada nos últimos dias, e que faz uso do atual soquete LGA-1700.

Continua após a publicidade

Aquecimento pode ser problema para os coolers

Vazamentos anteriores revelavam que o ILM (Independent Loading Mechanism) do novo soquete seria bem similar ao atual, sem grandes alterações. A diferença mais perceptível é a contagem de pinos, que sairia de 1.700 pontos de contato para 1.851, como o próprio nome já sugere.

A mudança mais drástica estaria relacionada com o nível de pressão necessária para “apertar” o processador através do cooler. Segundo o rumor, os Arrow Lake precisam de 89% de pressão adicional, mas essas informações podem ser baseadas em testes antigos, ou até mesmo não fariam diferença prática.

Continua após a publicidade

O ponto que realmente mais preocupa é relacionado ao aquecimento. Dos Alder Lake para os Raptor Lake houve um crescimento no consumo energético de 20% a 30%, o que resultou em temperaturas bem mais altas na 13ª geração. Há a possibilidade disso acontecer novamente na transição dos Raptor Lake Refresh para os Arrow Lake, forçando o usuário a trocar de cooler por questões de resfriamento e não de compatibilidade.

Por enquanto, é importante levar as informações como rumor. O fato da AZZA e até outras fabricantes confirmarem esses detalhes agora ainda não significa muita coisa e será preciso de um anúncio oficial por parte da Intel.