Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel lança chipsets Wi-Fi 7 antes da estreia do novo padrão

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Setembro de 2023 às 20h45

Link copiado!

ScreenRant
ScreenRant
Tudo sobre Intel

A Intel lançou nesta semana dois novos chipsets Wi-Fi 7 BE200 e BE202 antes da chegada oficial ao mercado do novo padrão de redes sem fio. Os novos controladores IEEE 802.11be operam em frequências de 2,4 GHz, 5GHz e 6GHz, suportando velocidades de até 40 Gbit/s.

Inicialmente, as velocidades de conexão do novo padrão já entregam 5 Gbit/s, o dobro do que é possível com Wi-Fi 6/6E em condições reais de uso. No entanto, empresas como a ASUS já revelaram placas-mãe compatíveis com Wi-Fi 7, como as Aorus Z790 X para os processadores Intel Raptor Lake Refresh de 14ª geração, sendo esperado que esse potencial teórico seja mais bem aproveitado em breve.

Continua após a publicidade

Muito mais velocidade

Um dos principais limitadores das redes sem fio domésticas, cada vez mais sobrecarregadas com “tudo inteligente”, é a capacidade de conexões simultâneas. A tecnologia MU-MIMO (Multi-User Multiple-Input Multiple-Output) foi introduzida no padrão Wi-Fi 6 e já melhorou bastante este cenário

Ela é obrigtaória para um dispositivo ser certificado como compatível com Wi-Fi 7. Somada à Divisão Ortogonal de Frequência de Multiplos Acessos (OFDMA), o novo padrão praticamente elimina gargalos decorrentes de excesso de usuários conectados à rede.

Continua após a publicidade

Com canais de banda de 20, 40, 80, 160 e 320 MHz, também fica mais fácil encontrar faixas de operação menos congestionadas. Isso é uma vantagem considerável em espaços com várias redes simultâneas, como áreas residenciais e condomínios de apartamentos.

Graças a essas e outras evoluções de tecnologias embarcadas, o novo padrão tem potencial teórico de atingir velocidades de 40 Gbps, com menos interferência e mais estabilidade. Assim como na versão anterior, o Wi-Fi 7 utiliza interfaces M.2, PCIe ou USB, sendo possível utilizar placas de expansão ou dongles USB para aderir ao novo padrão no futuro.