Intel lança chipsets Wi-Fi 7 antes da estreia do novo padrão
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |
A Intel lançou nesta semana dois novos chipsets Wi-Fi 7 BE200 e BE202 antes da chegada oficial ao mercado do novo padrão de redes sem fio. Os novos controladores IEEE 802.11be operam em frequências de 2,4 GHz, 5GHz e 6GHz, suportando velocidades de até 40 Gbit/s.
Inicialmente, as velocidades de conexão do novo padrão já entregam 5 Gbit/s, o dobro do que é possível com Wi-Fi 6/6E em condições reais de uso. No entanto, empresas como a ASUS já revelaram placas-mãe compatíveis com Wi-Fi 7, como as Aorus Z790 X para os processadores Intel Raptor Lake Refresh de 14ª geração, sendo esperado que esse potencial teórico seja mais bem aproveitado em breve.
Muito mais velocidade
Um dos principais limitadores das redes sem fio domésticas, cada vez mais sobrecarregadas com “tudo inteligente”, é a capacidade de conexões simultâneas. A tecnologia MU-MIMO (Multi-User Multiple-Input Multiple-Output) foi introduzida no padrão Wi-Fi 6 e já melhorou bastante este cenário
Ela é obrigtaória para um dispositivo ser certificado como compatível com Wi-Fi 7. Somada à Divisão Ortogonal de Frequência de Multiplos Acessos (OFDMA), o novo padrão praticamente elimina gargalos decorrentes de excesso de usuários conectados à rede.
Com canais de banda de 20, 40, 80, 160 e 320 MHz, também fica mais fácil encontrar faixas de operação menos congestionadas. Isso é uma vantagem considerável em espaços com várias redes simultâneas, como áreas residenciais e condomínios de apartamentos.
Graças a essas e outras evoluções de tecnologias embarcadas, o novo padrão tem potencial teórico de atingir velocidades de 40 Gbps, com menos interferência e mais estabilidade. Assim como na versão anterior, o Wi-Fi 7 utiliza interfaces M.2, PCIe ou USB, sendo possível utilizar placas de expansão ou dongles USB para aderir ao novo padrão no futuro.