Nvidia confirma evento com novidades da linha GeForce em janeiro
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
A Nvidia confirmou em comunicado divulgado nesta quinta (17) que realizará uma conferência em janeiro, durante a CES 2023, para apresentar novidades para a família GeForce e seu serviço de streaming de games, o GeForce NOW. O anúncio chega em meio a rumores de que a gigante deve reintroduzir no mercado a polêmica RTX 4080 de 12 GB, agora sob um novo nome, e possivelmente expandir a família RTX 4000, apresentando ainda as variantes mobile das GPUs da linha.
- NAVE lança primeiros PCs gamer do Brasil com CPUs Intel de 13ª geração
- Xbox Keystone: acessório de streaming foi abandonado por ser "caro demais"
No comunicado divulgado nesta manhã, a Nvidia revelou que transmitirá uma apresentação especial em 3 de janeiro, às 13h no horário de Brasília. Apesar de não detalhar quais produtos serão anunciados, caso realmente haja lançamentos, a gigante convida os espectadores que participarão da CES pessoalmente a visitarem os estandes da marca em um dos prédios que sediará a feira, especificamente citando soluções para games.
Ao que tudo indica, além de novidades para a linha gamer GeForce, já atualizada para a família RTX 4000, a companhia deve revelar novidades do GeForce NOW, bem como novos jogos que receberão tecnologias RTX, incluindo o DLSS 3, cuja presença no mercado tem crescido lentamente.
Informações sobre produtos para data center e o Metaverso são outros assuntos que devem marcar presença no evento, considerando a fórmula das últimas apresentações da empresa.
RTX 4070 Ti deve estrear no evento
Mesmo sem muitos detalhes, é possível especular quais novidades focadas no público gamer devem aparecer no evento, graças aos rumores e vazamentos mais recentes. Os dados sugerem que o destaque da apresentação será a GeForce RTX 4070 Ti, versão renomeada da polêmica RTX 4080 de 12 GB, "deslançada" no mês passado.
Ainda não há consenso sobre especificações e preço, mas a expectativa é que as configurações sejam as mesmas do modelo revelado em setembro, com valores de venda ligeiramente mais baixos.
Outra presença quase certa é a da família RTX 4000 para notebooks — uma das soluções, a RTX 4050, já foi encontrada em um notebook desconhecido da Samsung, acompanhada de processador Core i7 de 13ª geração, mostrando um salto notável de desempenho sobre a RTX 3050.
Com AMD e Intel anunciando novas CPU mobile na CES, a Nvidia poderia ser pressionada a também apresentar suas GPUs para laptops, de modo a evitar que os dispositivos de 2023 sejam lançados com gráficos "defasados".
Por fim, ainda que um pouco menos provável, há chance de vermos a revelação de outras placas para desktop, incluindo a RTX 4060, completando assim a linha principal para PCs de mesa. A solução intermediária roubou as atenções nesta terça (17) ao ter a existência discutida por um dos executivos responsáveis pela divisão de dekstops gamer da Lenovo. A CES 2023 acontece em poucas semanas, entre os dias 5 e 8 de janeiro.
Fonte: WCCFTech