Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia GeForce RTX 4060 poderia entregar desempenho similar à RTX 3070

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Novembro de 2022 às 14h04

Link copiado!

NVIDIA
NVIDIA
Tudo sobre Nvidia

Em publicação já excluída na Weibo, o gerente da divisão de desktops gamer da Lenovo China, WolStame, publicou algumas previsões sobre a Nvidia GeForce RTX 4060, placa ainda não anunciada pensada para o segmento intermediário. Os números sugeridos pelo executivo não são muito animadores — a solução poderia contar com desempenho similar ao da RTX 3070, enquanto o preço poderia ser posicionado aos valores cobrados pela RTX 3060 Ti.

O gerente começa destacando como alguns de seus amigos sugeriram esperar pelo lançamento da RTX 4060 antes de realizar upgrades no próprio PC, e então inicia seus comentários projetando que a solução seria 20% mais potente que a RTX 3060, assumindo uma posição bem mais próxima da RTX 3070.

Com o enorme salto de eficiência proporcionado pela microarquitetura Ada Lovelace — algo já visto na RTX 4080 e 4090 — o componente poderia ter consumo bem mais baixo, entre 150 W e 180 W.

Continua após a publicidade

O preço, por outro lado, subiria em 10%, ficando assim equivalente ao da RTX 3060 Ti. A favor da GPU estreante estariam os avanços em Ray Tracing, a codificação de vídeos aprimorada pelo Nvenc duplo, com suporte ao mais eficiente codec AV1, bem como o suporte ao DLSS 3, que duplica a taxa de quadros ao gerar frames inteiros dos games com IA. O início das vendas ocorreria em 18 de junho.

A postagem já foi retirada do ar sem explicação, mas é provável que o grande alcance dos comentários de WolStame tenham levado o gerente a excluí-la, especialmente por se tratarem de previsões. Ainda assim, apesar de serem apenas palpites, o fato de estarmos falando do responsável pelos desktops gamer da Lenovo pode sugerir que WolStame tenha algumas informações privilegiadas, mesmo que não admita.

Mais do que isso, os números estimados pelo executivo correspondem à evolução modesta que vimos na passagem da GTX 1060 para RTX 2060, e posteriormente também na estreia da RTX 3060. Não seria surpreendente se a Nvidia adotasse a mesma estratégia pela 3ª geração seguida, considerando os custos elevados de fabricação da linha RTX 4000, caso em que um modelo RTX 3000 poderia oferecer melhor custo-benefício.

Continua após a publicidade

Como sempre, é importante encarar esses comentários com cautela. Além de ainda não haver vazamentos que detalhem a RTX 4060, barreiras da língua podem levar a uma tradução incorreta das informações.

Seja como for, não deve demorar muito para que tenhamos novidades a respeito das placas mais acessíveis de nova geração — rumores indicam que a Nvidia deve anunciar o restante dos modelos principais da família RTX 4000 já em janeiro, durante a CES 2023.

RTX 4060 pode ser revelada em janeiro

Continua após a publicidade

Segundo múltiplos informantes, e até o vazamento da suposta arte da caixa, a Nvidia aproveitaria a CES 2023 para reapresentar a RTX 4080 de 12 GB sob um novo nome — RTX 4070 Ti. No entanto, essa não seria a única novidade do evento, já que os modelos para notebook da linha RTX 4000 são outra novidade esperada para o período, ponto reforçado pelo vazamento de um laptop da Samsung equipado com a ainda não lançada RTX 4050.

Com isso, há a chance de a empresa revelar também o restante das placas para desktop, incluindo a RTX 4060, com as vendas começando apenas meses depois. Não seria a primeira vez que a gigante adotaria essa estratégia: a RTX 3090 Ti, por exemplo, foi apresentada na CES 2022, mas trazida às lojas apenas em julho. A feira, que deve contar com a presença da Nvidia, ocorre em menos de 6 semanas, e até lá, é muito provável que tenhamos mais notícias.

Fonte: WCCFTech