Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia cancela GeForce RTX 4080 de 12 GB após críticas

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Outubro de 2022 às 10h20

Link copiado!

Nvidia
Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Pegando mídia e consumidores de surpresa, a Nvidia anunciou na última sexta-feira que vai "deslançar" a GeForce RTX 4080 de 12 GB, placa mais básica entre as primeiras anunciadas durante o lançamento da família RTX 4000. Desde a revelação, a solução foi duramente criticada pelo nome, preço e performance esperada, com diversos usuários sugerindo que a GPU deveria ser, na verdade, trazida ao mercado como uma RTX 4070.

Em meio a um lançamento de sucesso da RTX 4090, que entregou um dos maiores saltos de uma geração para outra apesar do preço bastante salgado, a Nvidia foi duramente criticada pela estratégia que adotou com a RTX 4080. A placa mainstream de alto desempenho foi dividida logo no lançamento em duas versões, de 16 GB e 12 GB de VRAM. No entanto, ao contrário do visto no passado, a diferença de performance entre as duas era gritante, segundo testes.

Números divulgados pela própria gigante sinalizavam que a RTX 4080 de 12 GB poderia ser até 30% mais lenta que a variante de 16 GB, ainda que conseguisse vantagens de 10% a 20% sobre a antecessora — essa diferença normalmente é vista de um patamar para outro, como entre uma RTX 3070 e uma RTX 3080, e é resultado da contagem significativamente maior de núcleos CUDA do modelo mais potente: 9.728 núcleos, contra 7.680 núcleos do modelo básico, uma perda de 21%.

Continua após a publicidade

Isso foi somado ainda à memória mais lenta com largura de banda significativamente menor (736 GB/s, contra 504 GB/s) e o uso do chip AD104, em vez do AD103 equipado na versão de 16 GB. Todos esses indícios, com destaque para o chip, geralmente utilizado na série 70 da empresa, levaram consumidores e mídia a acreditar que esta deveria ser a RTX 4070, gerando piadas e duras críticas, especialmente pelo preço elevado de US$ 899 (~R$ 4.750).

A Nvidia parece ter ouvido as reclamações e revelou então o cancelamento do modelo, destacando exatamente a questão da nomenclatura. No comunicado, a companhia afirma que "a RTX 4080 12 GB é uma placa de vídeo fantástica, mas que não foi nomeada corretamente", e que "ter duas GPUs com a designação 4080 seria confuso". Ainda assim, a fabricante não deixa claro se pretende trazer essa configuração de volta, mesmo que a citação ao nome incorreto indique isso.

Continua após a publicidade

A mídia especializada acredita que realmente veremos a solução retornar, possivelmente como GeForce RTX 4070, nome muito mais apropriado. É importante destacar que também há veículos que acreditam que a GPU retorne como RTX 4070 Ti, a depender dos planos da companhia, o que contornaria eventual conflito com o projeto original da 4070 e daria margem para que o preço não seja drasticamente reduzido, caso realmente seja cortado.

Apesar das incertezas e da situação desagradável, a resposta da Nvidia foi bastante elogiada, ainda mais por ser inédita para a marca e pouco comum na indústria. Além disso, o time verde está confiante com o lançamento da RTX 4080 16 GB, agora confirmado para 16 de novembro, garantindo que a placa "é fantástica" e "alegrará gamers em todo o mundo", situação que pode realmente se concretizar caso vejamos saltos massivos semelhantes aos apresentados pela RTX 4090.

Cancelamento da RTX 4080 12 GB surpreende parceiras

O público e a mídia não foram os únicos a serem pegos de surpresa pela decisão de última hora — as fabricantes de placas customizadas (AIBs) também não esperavam pelo cancelamento. Prova disso são os inúmeros anúncios da RTX 4080 12 GB, e a presença da variante nos sites oficiais das companhias. Para essas empresas, a mudança inesperada é mais delicada, considerando as enormes quantias de dinheiro investidas na fabricação e logística.

Continua após a publicidade

Felizmente para as AIBs, segundo apuração do canal Gamers Nexus, a Nvidia não teria deixado as parceiras na mão e estaria cobrindo os gastos com as embalagens, que precisam ser recolhidas e adaptadas, ou mesmo destruídas. Esse também é outro indício de que a placa será relançada, não apenas pela modificação das caixas, como pelos próprios gastos na fabricação das GPUs.

Dito isso, o alerta fica aos consumidores, que devem ficar de olho na revenda de modelos da RTX 4080 12 GB: existe a possibilidade de algumas unidades serem vendidas a preços mais elevados por má-fé de revendedores de histórico duvidoso, caso a remarcação da Nvidia e das AIBs não seja feita de maneira apropriada.

Fonte: Nvidia, VideoCardz (1, 2)