Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia GeForce RTX 4050 vaza em teste equipando notebook da Samsung

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Novembro de 2022 às 11h40

Link copiado!

Divulgação/Nvidia
Divulgação/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

A versão para notebooks da ainda não anunciada Nvidia GeForce RTX 4050 acaba de ser encontrada em um resultado de benchmark, equipando um notebook desconhecido da Samsung.

A novidade, que pode ser revelada já durante a CES 2023, apareceu acompanhada de CPU Core i7 da 13ª geração — que também pode ser apresentado na feira de tecnologia do início do ano — e apresentou um salto notável de performance quando comparada à sua antecessora.

O registro foi encontrado pelo perfil do TwitterBenchLeaks no banco de dados do PugetBench, teste popular que avalia a performance de componentes em programas profissionais, como o editor de vídeos Adobe Premiere Pro, utilizado na avaliação em questão.

Continua após a publicidade

Explicitamente citada na lista de especificações, a RTX 4050 estava acompanhada de um Intel Core i7 13700H, 16 GB de RAM DDR5-6400 e Windows 11 Pro, em um laptop Samsung inédito, de número de modelo NP960XFH.

O número sugere que este é o sucessor do Galaxy Book 2 Pro, cujo modelo é NP950XEE (no caso da versão brasileira), possivelmente adotando o nome Galaxy Book 3 Pro, caso a gigante sul-coreana mantenha o sistema de nomenclatura da geração anterior.

Se esse cenário se confirmar, teremos uma mudança curiosa e significativa no processamento, levando em conta que o atual ultrabook premium da marca apostou em uma combinação mais modesta, com CPU Intel Alder Lake-P de 35 W e GPU Intel Arc.

Continua após a publicidade

Em relação ao desempenho, a máquina obteve uma pontuação geral de 1.124 pontos, com o chip gráfico atingindo os 57,4 pontos. Trata-se de um avanço notável em comparação à RTX 3050, que marcava 43,4 pontos no mesmo benchmark, e até frente à RTX 3050 Ti, com 48,9 pontos — são avanços de 32% e 18%, respectivamente.

Dito isso, é importante ter em mente que não há informações sobre a quantidade de memória embarcada na RTX 4050, nem sua configuração de consumo, essenciais para ditar a performance em um notebook.

Ao que tudo indica, não deve demorar muito para que tenhamos mais detalhes sobre o laptop e as novas CPUs e GPUs de Intel e Nvidia. Com um número crescente de vazamentos como esse, a possibilidade de que os anúncios de ambas as famílias ocorram na CES 2023, marcada para janeiro, é grande.

Continua após a publicidade

RTX 4050 para notebooks pode chegar na CES

Primeira grande feira de tecnologia a acontecer a cada início de ano, e uma das principais para computação, a CES 2023 está marcada para o começo de janeiro, e deve contar com a participação das maiores empresas de eletrônicos e componentes do mercado, como Intel, Nvidia e Samsung.

Segundo os rumores, a 13ª geração de processadores Raptor Lake para notebooks deve ser anunciada na ocasião, acompanhada de laptops atualizados, incluindo a nova geração do Galaxy Book Pro.

Continua após a publicidade

Diante disso, é extremamente possível que a linha GeForce RTX 4000 mobile marque presença na feira, especialmente por pressão das fabricantes — sem novos modelos de chips gráficos, as marcas acabariam forçadas a utilizar GPUs antigas nos notebooks estreantes, mesmo com a chegada das CPUs, o que os tonaria obsoletos rapidamente, situação que chegou a acontecer com a 11ª geração da Intel. Resta saber se a Nvidia realmente cederá, ou se agirá para lançar as placas de laptop apenas no outro ano, como de costume.

Fonte: WCCFTech