Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Notebooks com Intel Arrow Lake-HX são adiados para 2025, aponta rumor

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Janeiro de 2024 às 18h30

Link copiado!

Daniel Trefilio / Canaltech
Daniel Trefilio / Canaltech
Tudo sobre Intel

A Intel confirmou durante a CES que irá lançar suas duas próximas gerações de APUs e CPUs Arrow Lake e Lunar Lake em 2024. No entanto, novo rumor aponta que os Arrow Lake-HX para notebooks topo de linha chegará apenas em 2025, repetindo a estratégia dos Meteor Lake de abastecer apenas segmentos intermediários durante janela inicial de lançamento.

Ao que tudo indica, o mesmo vale para as APUs AMD Ryzen Strix Point com nova arquitetura Zen 5. Caso o rumor se confirme, os segmentos high-end de notebooks gamer topo de linha e estações de trabalho móveis de alto desempenho devem contar apenas com refreshes e expansão do lineup atual.

Continua após a publicidade

Novas prioridades de mercado

Um primeiro ponto a esclarecer é que em momento algum a Intel afirmou que os Arrow Lake que chegariam ao mercado em 2024 já seriam da série HX, topo de linha. Apesar de confirmar que as primeiras APUs da nova geração teriam produtos voltados para gamers, é importante frisar que mesmo neste nicho de mercado o maior volume de vendas ocorre nos segmentos intermediários e de entrada.

Vale ressaltar também que, mesmo não se tratando de produtos gamer, os Meteor Lake Core Ultra 7 com iGPU Arc já oferecem desempenho superior ao de notebooks gamer de entrada. Sendo assim, é natural que a 2ª geração Intel Core Ultra já consiga se posicionar bem no segmento gamer, mesmo sem APUs topo de linha.

Continua após a publicidade

Por fim, Samsung e Lenovo confirmaram que seus notebooks Galaxy Book 4 e IdeaPad Pro 5i e vão chegar ao mercado com opções de CPU Intel Core Ultra 9 185H Meteor Lake e gráficos dedicados entre RTX 4050 e RTX 4070. Mesmo se tratando de produtos de uso profissional, eles têm potencial para excelente desempenho em jogos.

Sendo assim, a nova tendência de lançamentos parece ser abastecer primeiro os mercados de uso geral, mas com alguma capacidade para jogos, para só então entregar produtos topo de linha. Com isso, as fabricantes conseguem, em um primeiro momento, ganhar com volume de vendas nos segmentos mais buscados, para apenas posteriormente atuar nos muito mais caros, de nichos mais restritos.

🛒 Compre notebooks gamer com processador Intel Core pelo melhor preço!

🛒 Compre notebooks gamer com processador AMD Ryzen pelo melhor preço!

Continua após a publicidade

Fonte: Golden Pig Upgrade Pack via Weibo