Publicidade

Intel lança CPUs Core Ultra e leva a era da IA aos PCs domésticos

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Dezembro de 2023 às 12h00

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

A Intel lançou nesta quinta-feira (14) os processadores Core Ultra, que levam todo o poder dos aceleradores de IA aos PCs domésticos. O lançamento ocorreu durante o evento Intel AI Everywhere, em Nova York, no prédio da NASDAQ.

Primeiras CPUs da familia Meteor Lake, os Core Ultra já vão equipar mais de 230 notebooks desenvolvidos em parceria com grandes fabricantes, como Dell, ASUS, Lenovo, MSI e Samsung, todos trazendo uma Unidade de Processamento Neural embutida para integração nativa de IA. Contudo, a projeção é que nos próximos quatro anos mais de 80% dos computadores domésticos já tenham Inteligência Artificial embarcada.

“O lançamento dos Intel Core Ultra representa a escala e velocidade incomparável com a qual a Intel está viabilizando a IA nos PCs. Nos próximos quatro anos, PCs com IA irão compor 80% do mercado de PCs, e associado ao nosso vasto ecossistema de parcerias entre hardware e software, a Intel é a [empresa] melhor posicionada para entregar a próxima geração da comutação.”, afirma Michelle Johnston Holthaus, VP Executiva da Intel
Continua após a publicidade

Nova arquitetura de núcleos para desempenho escalável

Os processadores Intel Core Ultra são os primeiros a utilizar microarquitetura Intel 4, com tecnologiaIntel Foveros de empacotamento avançado. Um dos primeiros diferenciais viabilizados pela tecnologia é a atualização da arquitetura de núcleos.

Os núcleos P, de desempenho, trazem incremento nos conjuntos de instruções (IPCs), permitindo alocar e processar mais operações I/O em um mesmo ciclo do processador. Já os núcleos E, de eficiência, agora são associados a núcleos E LP, de baixo consumo energético.

Continua após a publicidade

O resultado é um desempenho em multi-thread até 11% superior que os autais ultrafinos topo de linha, mais escaláveis e com maior eficiência energética, reduzindo consideravelmente o projeto térmico das novas CPUs.

Gráficos Intel Arc Integrados

A linha de gráficos integrados Iris Xe dá lugar a arquitetura gráfica Intel Arc, também integrada, mas consideravelmente mais eficiente. Com oito núcleos Xe e suporte a Xe Super Sampling (XeSS), os Intel Core Ultra trazem gráficos integrados com suporte a Ray Tracing via hardware, suporte ao DX12 Ultimate, mesh shading, encoder de vídeo AV1 e compatibilidade com interfaces HDMI 2.1 e DisplayPort 2.120G.

Com as novas NPUs com tecnologia AI Boost, os notebooks com CPUs Meteor Lake conseguem realizar longas cargas de trabalho com baixo consumo, conseguindo gerenciar os processos tanto da CPU quanto GPU. A combinação da aceleração de IA via NPU com a nova arquitetura de núcleos e iGPU Intel Arc garante aos novos modelos até 2,5x mais desempenho energético que gerações anteriores, com jogos modernos em configurações médias.

Continua após a publicidade

Segundo testes internos da Intel, o Core Ultra 7 165H consegue entregar até 10% mais FPS em jogos Full HD e configurações médias que os Ryzen 7840U, com um TDP de apenas 28W.

Demais novidades dos Intel Core Ultra

A nova família de processadores Intel Core Ultra oferece:

Continua após a publicidade
  • Até 16 núcleos (6 P-Cores; 8 E-Cores; 2 E-LP Cores) e 22 threads com tecnologia Intel Thread Director de endereçamento otimizado de cargas de trabalho
  • Frequências em turbo de até 5,1 GHz
  • Suporte a até 64 GB de memória LD5/x (embarcada); até 96 GB de memória DDR5
  • Conectividade Wi-Fi 6E integrada ou Wi-Fi 7 via módulos dedicados para mais velocidade e estabilidade
  • Suporte à interface Thunderbolt 4 de até 40 Gbps de taxas de transferência
  • Suporte a ferramentas OpenVINO para reduzir modelos de linguagem a níveis escaláveis para PC, permitindo otimização de desempenho e alocação inteligente de cargas de trabalho.

Atualização do selo Intel Evo

Os notebooks com selo Intel Evo com Intel Core Ultra trazem ainda mais melhorias:

  • Mais responsividade e operação mais silenciosa e TDP reduzido
  • Autonomia mínima superior a 15 horas em uso real em atividades intensas
  • Melhorias nas ferramentas Windows Studio Effects
  • Extensão simples do PC para smartfones ou tablets via tecnologa Intel Unision
Continua após a publicidade

A primeira geração de notebooks Intel Core Ultra com chips Meteor Lake já está disponível no mercado internacional, com previsão de chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2024. Graças às melhorias significativas proporcionadas pelo NPU, mesmo modelos ultrafinos com gráficos integrados conseguem trazer desempenho similar a modelos gamer de entrada e intermediários, mas em formato extremamente mais leve, compacto e com promessa de autonomia real de bateria.

Isso sugere que a era da IA tem potencial para permitir sistemas extremamente mais versáteis, escaláveis e capazes de abarcar públicos maiores em uma mesma categoria de produto, aproximando nichos.

🛒 Compre Notebooks Intel pelo melhor preço!

Continua após a publicidade

🛒 Compre processadores Intel pelo melhore preço!