GPUs Intel Arc Battlemage estão em estágio de otimização de software
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |
A Intel confirmou que desenvolvimento de hardware das GPUs Intel Arc Battlemage Xe2 está concluído, com 30% das equipes de software trabalhando na otimização da versão para desktop das placas. Tom Peterson, representante da Intel ainda afirmou que equipe de hardware foi totalmente alocada para as Arc Celestial, previstas para 2025.
- Intel Core Ultra | 4 aplicações práticas das novas CPUs com IA
- Notebooks com Intel Core Ultra | 7 detalhes que você precisa saber
Em keynote durante a CES, Michelle Johnston, VP Executiva do Client Computing Group da Intel, já havia confirmado que as Battlemage Xe2-LPG seriam lançadas em 2024 como iGPU dos CPUs Lunar Lake. Com as novas informações, fica confirmado que as placas dedicadas Xe2 também chegam este ano, possivelmente na janela de lançamento do último trimestre como ocorreu com os CPUs Meteor Lake em 2023.
Mais aplicações para NPUs
Em sua entrevista ao canal PC World, Peterson ainda comenta sobre o potencial latente das NPUs. Atualmente, as novas unidades de processamento focam quase que exclusivamente em otimizar o consumo energético de tarefas intensas e constantes, desafogando instruções de CPUs e GPUs.
No entanto, soluções de GenAI com aplicações em jogos, como o NVIDIA ACE, também estão dentro do escopo em potencial das NPUs Intel. Apesar de não abrir detalhes sobre estágio de desenvolvimento, Peterson sugere que elas poderiam, sim, ser utilizadas para criar movimentos, interações e respostas mais próximas de pessoas reais para NPCs em jogos, por exemplo.
Vale reforçar que, os processadores Lunar Lake vão utilizar nova arquitetura com incremento no número de instruções por ciclo (IPC), e NPUs 3x mais rápidas que as atuais. Sendo assim, não seria necessariamente uma surpresa se a 3ª geração Intel Core Ultra já tenha suporte a ferramentas de GenAI para jogos.
🛒 Compre processadores Intel pelo melhor preço!
🛒 Compre notebooks com CPUs Intel pelo melhor preço!
Fonte: PC World