Publicidade

Microsoft CASO simplifica alternar entre GPUs integradas e dedicadas

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/ASUS)
(Imagem: Reprodução/ASUS)
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou uma nova funcionalidade do Windows que irá permitir que sistemas com GPUs integradas e dedicadas gerenciem facilmente o uso de cada uma delas. O MS CASO, Cross Adapter Scan-Out, permite que o sistema operacional alterne facilmente entre utilizar iGPUs ou dGPUs dependendo da função, sem depender de tecnologias proprietárias.

O gerenciamento automático de qual placa gráfica utilizar é extremamente bem-vindo em sistemas móveis, principalmente entre os notebooks gamer e de alto desempenho. Ele possibilita otimizar consumo de energia, autonomia de bateria e aliviar estresse desnecessário sobre o sistema de arrefecimento com uso melhor dimensionado dos recursos de hardware.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Independente de soluções proprietárias

Atualmente, muitos notebooks já trazem soluções via hardware para essa função, com o Nvidia Advanced Optimus e AMD Smart Access Graphics. Ambas as tecnologias utilizam chips Multiplex (MUX) dedicados, no entanto a implementação ou não desse hardware específico varia conforme o fabricante, modelo ou mesmo segmento de mercado.

No caso de notebooks sem o chip MUX, o sistema envia os frames renderizados pela placa dedicada para os gráficos integrados, que fazem uma nova cópia dos quadros para enviar para o display. Com isso, mesmo rodando jogos em uma GeFroce RTX 3060, por exemplo, a iGPU ainda irá consumir recursos de memória e CPU, impactando o desempenho final.

O Microsoft CASO eleva para o nível de software o gerenciamento de qual GPU utilizar em sistemas sem MUX. Dessa forma, mesmo notebooks mais simples podem apresentar ganhos de performance, por conseguir desafogar o processador de tarefas que ele já não precisaria estar executando com a presença de uma placa de vídeo dedicada.

A funcionalidade já está disponível nas builds 22621.1413 e 22000.1817 do Windows 11 e é compatível com sistemas AMD Ryzen 6000 e Intel Iris Xe a partir da 11ª geração.