Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microarquiteturas AMD Zen5 e Zen6 devem ter núcleos híbridos

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Setembro de 2023 às 09h23

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre AMD

O informante Moore's Law is Dead publicou em seu canal do YouTube o que parece ser o cronograma completa das inéditas microarquiteturas Zen 5 e Zen 6 para os próximos anos. A apresentação compartilhada revela dados dos ganhos de IPC (Instruções por Ciclo) e detalhes a respeito da contagem de núcleos dos futuros processadores da AMD.

Os slides foram retirados de uma apresentação interna da AMD e mostram a nomenclatura da próxima arquitetura. O Zen 5 é chamado de Nirvana, com o CDD (Core Complex Die) intitulado de Eldora. Esses modelos devem ter uma melhoria de 10% a 15% no IPC quando comparados com o Zen 4 presente nos Ryzen 7000. Essa informação corrobora um vazamento recente, que indicava um aumento de até 30% nessas instruções.

Os próximos Ryzen podem chegar com um aumento de cache L1 para 48K, 6 ALUs e 8 wide dispatch. Uma das informações mais interessantes é sobre a contagem de núcleos, que deve chegar a até 16 por processador, assim como nas gerações passadas. No entanto, o slide informa sobre "low power cores", ou seja, núcleos de baixa performance que devem se representados pelo nome Zen5c.

Continua após a publicidade

Esses núcleos Zen 5c são focados em maior densidade de threads e já foram utilizados em CPUs AMD EPYC. Vale dizer que a AMD deve realizar um sistema híbrido entre os Zen 5c e os Zen 5 padrão nas APUs Strix Point. Os Ryzen 8000 com a microarquitetura Zen 5 devem chegar ao mercado no primeiro semestre de 2024. Para os modelos de desktop, a litografia usada deve ser a de 4 nanômetros, enquanto os modelos portáteis podem usar a litografia de 3nm da TSMC.

Zen 6 pode ter até 32 núcleos

Por outro lado, a microarquitetura Zen 6 é chamada de Morpheus, com seu CDD nomeado de Monarch. Os processadores que vão utilizar essa tecnologia devem ter um ganho de IPC cerca de 10% superior ao Zen 5. Vale notar que a AMD planeja inserir instruções FP16 para aceleração de Inteligência Artificial e machine learning.

Continua após a publicidade

A contagem de núcleos aumentará para 32, mas novamente os núcleos de baixa performance com sufixo "c" (Zen 6c) devem entrar em ação para compor todas essas 32 estruturas.

Os processadores com Zen 6 também devem passar por um novo processo de empacotamento, uma vez que os CDDs devem ficar empilhados sob a interface IOD. No entanto, como os processadores com essa microarquitetura só devem ser lançados no fim de 2025, ainda é cedo demais para tirar muitas conclusões.