SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

CPUs Ryzen 8000 devem ter melhorias no IPC e clocks menores

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Setembro de 2023 às 14h05

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre AMD

A AMD já havia confirmado que os processadores Ryzen 8000 chegariam ao mercado em algum momento de 2024. Agora, informações divulgadas pelo informante RedGamingTech em seu canal do YouTube indicam que os modelos serão lançados no primeiro semestre do próximo ano e com boas melhorias em single-core, mas frequências menores.

Antes já era especulado que os próximos Ryzen trariam melhorias sutis em relação aos atuais Ryzen 7000, mas as informações do youtuber ajudam a contextualizar os números. Segundo ele, o IPC (Instruções por Ciclo) terá ganhos consideráveis, entre 20% e 30%, graças a esse olhar especial que a AMD pretende dar para o single-core.

Por outro lado, a empresa não deve aumentar as frequências dos processadores. Ao contrário, é esperado que haja uma redução na casa dos 200 a 300 Mhz. Já para os níveis de cache, apenas o nível L1 deve receber um incremento, enquanto os demais permaneceriam inalterados.

Continua após a publicidade

Topo de linha da geração deve ter 16 núcleos

O mesmo deve acontecer com a contagem de núcleos. O informante comenta que o chip máximo da próxima geração AMD terá 16 núcleos e 32 threads, presumidamente o Ryzen 9 8950X. A diferença é que os núcleos vão utilizar a arquitetura Zen 5, que ainda não teve tantos detalhes revelados.

Outro destaque é a adoção da microarquitetura RDNA 3.5, ou seja, uma revisão do atual RDNA 3.0 e que também deve chegar aos processadores com gráficos integrados da linha Strix Point.

Continua após a publicidade

Também vale notar que o soquete AM5 não será alterado. Dessa forma, os Ryzen 7000 e 8000 devem funcionar nas mesmas placas-mãe, embora seja provável que tanto a AMD quanto as fabricantes terceirizadas lancem chipsets atualizados.

Mesmo que RedGamingTech tenha credibilidade com vazamentos, é bom considerar todas as informações como especulação e aguardar um anúncio oficial da AMD.