Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD Strix Point com 12 núcleos híbridos surge em vazamento

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Setembro de 2023 às 14h05

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

A AMD deve lançar sua próxima geração de processadores apenas no fim de 2024, mas os vazamentos a respeito da linha de APUs Strix Point para portáteis continuam a aparecer. O rumor mais recente é cortesia do PerformanceDatabases, que obteve capturas de tela de um dos principais SKUs da linha, equipado com 12 núcleos híbridos.

As imagens mostram um processador com gráficos integrados chamado de Strix Point 1, produzido em litografia de 4 nanômetros e núcleos híbridos. A própria AMD já havia confirmado que trabalhava em modelos desse naipe, mas esse parece ser o vazamento que melhor confirma essas informações.

Continua após a publicidade

Assim como já foi especulado no passado, essa APU Strix Point tem 4 núcleos Zen 5 "padrão" e 8 núcleos Zen 5c. A variante com sufixo "c" deve seguir uma linha similar ao que acontece com alguns processadores EPYC, operando com maior densidade de threads.

Via de regra, esse movimento pode ser similar ao que a Intel já faz desde a introdução dos Alder Lake em 2021 com a sua arquitetura híbrida. Os Zen 5 estariam para os núcleos de Performance assim como os Zen 5c estão para os núcleos de Eficiência do time azul.

iGPU da Strix Point pode ter 16 CUs

A APU ainda teria uma placa de vídeo integrada com 16 Unidades Computacionais (CUs) e 1024 shaders. No entanto, uma informação de memória parece estar bem errada, já que a imagem informa que há somente 512 MB de VRAM, seguindo o protocolo GDDR6. Além disso, o processador chegaria com o pacote de instruções FP8.

Continua após a publicidade

Mesmo com os novos detalhes, ainda é difícil cravar qual família corresponde a essa APU Strix Point. Por se tratar de um modelo com 12 núcleos, é possível que o modelo seja um Ryzen 5 ou 7, mas certamente não é o topo de linha da vindoura geração. A APU Strix Halo teria 16 núcleos híbridos e até 40 CUs, despontando como a aplicação máxima dos próximos Ryzen de notebook.

Mesmo que diversos detalhes dos Ryzen 8000 já tenham vazado, será preciso esperar um bom tempo até que a AMD faça um anúncio oficial desses produtos, uma vez que o lançamento ainda está bem distante.