MediaTek confirma uso de GPUs Nvidia em chips Dimensity para carros
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
De certa forma "confirmando" rumores, a MediaTek anunciou nesta segunda-feira (29) durante a Computex 2023 que fechou um acordo para usar GPUs Nvidia RTX em seus processadores da família Dimensity Auto, destinado a carros e outros veículos. A novidade promete a conectividade e a eficiência vistas nos chips Dimensity para smartphones, junto das tecnologias de Inteligência Artificial e entretenimento da Nvidia, mas ainda não há um prazo para chegar aos consumidores.
- Nvidia abre caminho para uso de IA generativa em games e PCs Windows
- Chromebooks com Nvidia GeForce RTX estariam em desenvolvimento
Nas últimas semanas, rumores sugeriram que a MediaTek estabeleceria uma parceria com a Nvidia para utilização das GPUs em seus processadores. A iniciativa acaba de ser confirmada, mas não envolve os chips para smartphones como se pensava, ao menos por enquanto. O trabalho conjunto será focado em carros e outros veículos inteligentes.
Um chiplet de GPU da Nvidia com as tecnologias da família GeForce RTX será integrado ao Dimensity Auto, o chip recém-anunciado da MediaTek para centrais de infotenimento de veículos. A novidade também utilizará o pacote de software que inclui o sistema operacional Nvidia Drive OS, os recursos de interação dos usuários com a IA Drive IX, e as funções de reprodução de modelos de IA avançados CUDA e TensorRT.
As gigantes não detalharam a ficha técnica dos componentes, limitando-se a dizer que a comunicação entre o chipset e o chiplet de GPU será feito usando "uma tecnologia de interconexão ultraveloz e coerente". É provável que a tecnologia em questão seja a NVLink C2C da própria Nvidia, já vista em suas CPUs e GPUs para servidores, ou até fruto do protocolo UCIe, o padrão de chiplets visto como o futuro da indústria. Espera-se que esses e outros pontos sejam esclarecidos nos próximos meses.
A proposta, segundo o comunicado, é proporcionar mais alternativas para as montadoras de veículos, enquanto oferecem "infotenimento conectado, conveniência na cabine e funções de segurança" aos passageiros. A união permitiria ainda ao Dimensity Auto "entregar a experiência de cabine mais avançada do mercado", algo que não chegou a ser demonstrado no momento. Mesmo com a animação de ambas, não há um prazo para o componente unificado sair do papel, mais um aspecto que deve ser detalhado em breve.
É válido destacar que, apesar de não envolver smartphones nesse primeiro momento, o fato de MediaTek e Nvidia já estarem trabalhando juntas é um forte indício de que essa parceria possa se expandir no futuro, atendendo então aos celulares. Os rumores já diziam que o acordo veria a luz do dia apenas em 2024, com o suposto Dimensity 9400, portanto é cedo para descartar essa possibilidade.