Publicidade

Nvidia apresenta processador focado em veículos autônomos

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Abril de 2021 às 13h27

Link copiado!

Divulgação/NVIDIA
Divulgação/NVIDIA
Tudo sobre Nvidia

A Nvidia apresentou nesta terça-feira (13) uma nova geração de processadores voltados para o mercado de carros autônomos, com foco em veículos que devem ser lançados a partir de 2025. A plataforma DRIVE Atlan traz arquitetura ARM e uma GPU dedicada, funcionando juntas para rodar sistemas de deep learning e visão computacional que são essenciais para os modelos que se dirigem sozinhos. A promessa é de um componente que entrega performance semelhante à de um data center.

Esse desempenho se traduz em números, com a plataforma sendo capaz de realizar mais de mil trilhões de operações por segundo, de acordo com a divulgação oficial. O objetivo é entregar um sistema que seja facilmente programável com todas as suas funções e, principalmente, fácil de se atualizar continuamente, entregando também a segurança necessária para a aplicação de updates a partir de conexões cabeadas ou redes sem fio.

Um dos destaques da solução é a unidade de processamento de dados BlueField, que concentra serviços de rede e armazenamento para lidar com as cargas de trabalho complexas necessárias durante o funcionamento autônomo, como os sistemas de reconhecimento e inteligência artificial. É lá, também, que estão as medidas de segurança necessárias para evitar manipulação e comprometimento, impedindo ataques cibernéticos.

Continua após a publicidade

De acordo com a Nvidia, o desenvolvimento do DRIVE Atlan é um investimento no futuro, uma vez que a produção de software é cara e complexa demais para ser repetida a cada novo veículo. Com o chip e os ecossistemas que o acompanham, bem como a arquitetura compatível com as próximas gerações, o objetivo da fabricante é estar na vanguarda das tecnologias de direção autônoma.

Além disso, segundo a Nvidia, o DRIVE Atlan é uma evolução de plataformas que já funcionam, hoje, em veículos com alta tecnologia embarcada. É o caso de soluções como Xavier e Orin, que já estão no interior de caminhões e carros em funcionamento ou com lançamentos marcados a partir de 2022, com a empresa, também, se aproveitando dessa experiência para levar adiante os desenvolvimentos relacionados à direção autônoma.

A empresa também fala de forma rápida na América Latina, indicando que os avanços tecnológicos proporcionados pela plataforma também devem criar oportunidades por aqui. O foco inicial está no setor de transporte, considerado um dos que mais devem se beneficiar com a ascensão das tecnologias de pilotagem automática no transporte de cargas, por exemplo.

A empresa não poupou elogios sobre sua própria solução, a chamando de “maravilha técnica” e citando o componente como um data center sobre rodas, rodando no coração dos veículos e reunindo todos os pontos fortes das pesquisas da Nvidia em automação, segurança, processamento, inteligência artificial, robótica e data centers. Além de permitir o avanço das tecnologias ainda em desenvolvimento, o objetivo é garantir eficiência quando tais sistemas efetivamente chegarem ao mercado.

Continua após a publicidade

Fonte: NVIDIA