Linha Intel Alder Lake pode não ser compatível com alguns jogos antigos

Linha Intel Alder Lake pode não ser compatível com alguns jogos antigos

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 19 de Outubro de 2021 às 11h20
Divulgação/Intel

Prestes a ser anunciada oficialmente, a 12ª geração de processadores Alder Lake da Intel ganhou novos detalhes relacionados à otimização de software na última semana, com um guia oficial divulgado pela empresa aos desenvolvedores. Entre outros detalhes, o documento dita as boas práticas de programação que devem ser adotadas em apps e jogos para que a nova arquitetura híbrida possa ser utilizada da melhor maneira.

No meio das novas diretrizes, a Intel confirmou mais algumas informações interessantes sobre a nova família de CPUs. Uma delas é a de que a série Alder Lake-P, citada apenas em rumores até então, assumirá o lugar das linhas H e U para notebooks. Outra, mais crítica, acaba de ser notada pelo portal Gamer's Gospel, e gera preocupações para quem gosta de revisitar games mais antigos.

Intel Alder Lake pode não ser compatível com jogos antigos

Em uma das seções do guia, a Intel revela que a arquitetura híbrida da família Alder Lake pode não ser compatível com soluções de DRM, como o Denuvo, utilizadas em determinados jogos para evitar a pirataria. Algumas delas usam o recurso de detecção de CPU, o que requer que a tecnologia reconheça o design híbrido dos novos processadores.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A gigante de Santa Clara também indica que está trabalhando com algumas das principais ofertas de DRM do mercado, incluindo a própria Denuvo, para que o suporte à linha Alder Lake seja adicionado. Ainda assim, apesar da transparência da companhia a respeito dos eventuais problemas, algumas dúvidas ainda persistem.

O documento cita possíveis incompatibilidades de soluções de DRM com a linha Alder Lake, o que pode ser um problema para alguns jogos mais antigos (Imagem: Reprodução/Gamer's Gospel)

A primeira está relacionada com o quão rápido o suporte será adicionado, especialmente considerando a proximidade do início das vendas das CPUs. A segunda, e mais importante, está relacionada a como essa incompatibilidade afetará jogos mais antigos, que utilizam soluções de DRM e já não recebem mais atualizações.

Caso essa incompatibilidade impeça os usuários de acessar os títulos por completo, há poucas soluções possíveis: o desenvolvedor seria obrigado a voltar e atualizar o jogo, o que pode ser praticamente impossível dependendo da idade do game, ou os jogadores teriam de buscar lojas que já vendam títulos sem DRM, como a GOG.com.

Novas CPUs estreiam na próxima semana

Apesar das supostas limitações, a 12ª geração Alder Lake promete oferecer avanços significativos de desempenho em comparação à atual família Rocket Lake disponível no mercado, e até frente aos rivais Ryzen 5000. Múltiplos vazamentos sugerem que as vantagens de performance das novas soluções da Intel podem chegar a até 60%, em determinados cenários.

Disponível inicialmente apenas em modelos da série K para desktops, a 12ª geração Alder Lake deve estrear já na próxima semana (Imagem: Renan da Silva Dores/Canaltech)

Liderada pelo Core i9 12900K, a linha deve estrear já na próxima semana, durante o evento Intel InnovatiOn em 27 de outubro, junto às memórias DDR5 e à série de placas-mãe premium Z690. O início das vendas começa uma semana depois, em 4 de novembro.

Fonte: Gamer's Gospel, Tom's Hardware, PCGamesN

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.