Intel confirma que linha Alder Lake-P substitui famílias U e H para noteboooks
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Próximo grande lançamento da Intel, a 12ª geração de processadores Alder Lake começa a ganhar mais detalhes oficiais conforme seu suposto prazo de lançamento se aproxima. Os novos chips marcam uma transformação para a empresa, não apenas pela primeira mudança de litografia em soluções para desktop em anos, passando de 14 nm para 10 nm, como também pela adoção de uma arquitetura híbrida.
- Intel Core i7 1270P surge em primeiro teste equipado em novo Galaxy Book
- CPUs Intel Alder Lake aparecem em imagens reais pela primeira vez
Entre os diversos vazamentos, os modelos para desktop sempre foram os maiores destaques, possivelmente por serem os primeiros a chegar ao mercado. Desta vez, em novo documento oficial, a própria Intel traz mais detalhes das variantes para notebooks, que devem ser completamente reorganizadas para refletir melhor os aprimoramentos proporcionados pelo design híbrido.
Intel confirma Alder Lake-P como nova família de CPUs mobile
Como indicavam os rumores, a Intel unificará as famílias U, voltada para ultrabooks e dispositivos de baixo consumo, e H, para laptops gamer e máquinas de alto desempenho, em apenas uma linha — a nova Alder Lake-P. A mudança de nomenclatura exigirá uma adaptação por parte dos usuários, especialmente considerando que as diferenças nas configurações serão mantidas, apesar das semelhanças nos nomes.
A linha Alder Lake-P conta com duas séries de especificações: uma com até 2 P-Cores de alto desempenho e 8 E-Cores de baixo consumo, possivelmente assumindo o posto da família U, e outra com até 6 P-Cores e 8 E-Cores, pensadas para laptops gamer e dispositivos para entusiastas. Essas combinações já haviam sido mostradas pela gigante de Santa Clara, mas essa é a primeira vez que a nomenclatura Alder Lake-P surge oficialmente.
Outro ponto interessante confirmado pelo guia de otimização para desenvolvedores é que a série para desktops contará com modelos sem design híbrido, munidos apenas de P-Cores. Chips do tipo não são apontados, mas os vazamentos já revelaram que, entre eles, encontra-se o Core i5 12400, de 6 núcleos e 12 threads. A solução parece ser potente o suficiente para superar em cerca de 10% o Ryzen 5 5600X.
No mais, o documento revela alguns detalhes sobre recursos incorporados e expectativas da Intel para desempenho, incluindo instruções AVX512, que serão desativadas quando os E-Cores estiverem ativos, e três perfis de otimização: quando há falta de otimização, a aplicação não reconhece o design híbrido, mas ainda consegue tirar proveito dos avanços da arquitetura graças ao Thread Director da Intel. Alguns erros de gerenciamento, no entanto, podem ocorrer.
No "bom cenário", o programa reconhece o design híbrido, e consegue encaminhar com certo nível de otimização a tarefa para o núcleo correto. Já no "melhor cenário", não apenas há compatibilidade com a arquitetura híbrida, como também cada tarefa é cuidadosamente encaminhada para o núcleo ideal, seguindo as recomendações da Intel.
A empresa também traz algumas instruções voltadas para desenvolvedores de games, que devem analisar as tarefas que seus títulos executarão, e a quais núcleos essas instruções devem ser encaminhadas. Um exemplo interessante é o da IA de NPCs, que por ser mais leve e executada randomicamente, deve ser direcionada para os E-Cores. Diante disso, em jogos bem otimizados, é possível que haja um ganho de desempenho.
Lançamento é reforçado para este trimestre
Em outro trecho do guia, mais duas informações importantes são confirmadas. A primeira é que todos os segmentos, incluindo desktops, notebooks, tablets e laptops 2 em 1 receberão chips baseados na arquitetura Alder Lake, algo que não acontecia desde a 9ª geração, em virtude dos atrasos sofridos pelos processos de fabricação de 10 nm e 7 nm.
A outra refere-se à janela de lançamento da 12ª geração, que chegará ao mercado globalmente ainda no quarto trimestre de 2021, entre outubro e dezembro. Segundo os rumores, o anúncio oficial da família ocorre no próximo dia 27 de outubro, com o início das vendas começando uma semana depois, em 4 de novembro.
Fonte: Intel, VideoCardz, XDA Developers