Publicidade

Intel Raptor Lake Refresh | Novos processadores serão lançados em outubro

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Julho de 2023 às 18h45

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Durante a feira chinesa Bilibili World, a Mechanike, uma popular fabricante de PCs e mini PCs do país, confirmou o lançamento da 14ª geração de processadores Intel para o mês de outubro. A confirmação não é bem uma novidade, mas corrobora vazamentos antigos sobre os vindouros modelos.

Com foco em computadores de mesa pré-montados, a empresa revelou na feira seus planos de lançar PCs com os processadores Raptor Lake Refresh em outubro.

Infelizmente, a montadora chinesa não especificou quais SKUs integrariam os produtos, mas é provável que sejam os Core i5-14600K, i7-14700K e o Core i9-14900K. Os modelos com o sufixo K são desbloqueados para overclock e devem chegar primeiro, enquanto os demais modelos só devem ser lançados no início de 2024.

Continua após a publicidade

A respeito dos mini PCs, a marca deu a entender que esses modelos também teriam a 14ª geração, mas não está claro se os dispositivos receberiam a linha Raptor Lake Refresh-HX ou os Meteor Lake. Essa última deve introduzir a nova nomenclatura Core Ultra e pode lançar em meses distintos, entre novembro e dezembro.

SDDs PCIe Gen 5 devem ser destaque

A principal novidade dos produtos da Mechanike pode ser a integração de fábrica com SSDs compatíveis com a tecnologia PCIe Gen 5.0. O recurso já estava disponível desde os processadores Alder Lake de 12ª geração, mas os preços altos e a falta de estoque impediram a popularização desse novo armazenamento.

Continua após a publicidade

Os SSDs com PCIe Gen 5 dobram as velocidades da geração anterior, chegando a até 13 GB/s em leitura e 32 GT/s por pista. Isso também só é possível graças ao novo protocolo NVMe 2.0.

Raptor Lake Refresh terá melhorias pontuais

Tanto os processadores Raptor Lake Refresh para desktop quanto os modelos voltados para notebooks serão uma atualização mais contida por parte da Intel. A expectativa é que a nova geração aumente o suporte para memórias RAM DDR5 de até 6.400 MT/s, suba as frequências do Turbo Boost em 200 Mhz e aumente a contagem de núcleos para a família Core i7.

Continua após a publicidade

Fonte: ITHome