Publicidade

Intel Core i7-14700 deve ser lançado com 20 núcleos em 2024

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Julho de 2023 às 15h25

Link copiado!

Christian Wiediger/Unplash
Christian Wiediger/Unplash
Tudo sobre Intel

A Intel planeja lançar os processadores Raptor Lake Refresh de 14ª geração com sufixo “K” em outubro, mas um novo vazamento revela boa parte da lista das CPUs sem a terminação "K". Esses modelos têm algumas reduções e devem chegar no início de 2024.

O vazamento é uma cortesia do informante chi11eddog, do Twitter, que liberou uma lista com especificações de núcleos, threads, frequência base e cache L3 dos vindouros modelos. A estratégia de lançar os modelos K primeiro e posteriormente as variantes sem o sufixo já é antiga por parte da Intel e realmente deve se repetir nesta geração.

Essas versões são bloqueadas para overclock e geralmente têm um TDP (Thermal Design Power) reduzido para a casa dos 65W. Ainda são modelos de muito desempenho, como o i9-14900, mas aquecem e consomem menos, além de terem preços mais competitivos.

Continua após a publicidade

Passando para o que interessa, o Core i7-14700 deve ser o modelo que mais vai se beneficiar da 14ª geração. O vazamento indica que o SKU chegará com 20 núcleos (possivelmente 8 de Performance e 12 de Eficiência), 28 threads, clock de 2,1 Ghz e 33 MB de cache L3. Na geração passada o i7-13700 tinha 16 núcleos (8+8) e 24 threads.

Um detalhe curioso fica com o i5-14400. Havia a expectativa que esse modelo também teria um aumento para 14 núcleos híbridos, mas o vazamento atual sugere que a nova geração Raptor Lake Refresh vai manter os mesmos 10 núcleos (6+4) da 13ª geração. Comparando o restante das especificações, tudo permanece igual.

Continua após a publicidade

Essa expectativa de mais núcleos também chegou a reverberar no Core i3-14100. Um vazamento mais antigo sugeria que o processador de entrada seria lançado com 6 núcleos, mas foi a única informação revelada. Como o insider não inseriu o SKU na lista, a informação continua como um mistério.

Raptor Lake Refresh não deve ter muitas mudanças

As demais especificações não mostram praticamente nenhum aumento, logo a geração realmente não trará mudanças tão significativas para esses modelos não “K”. O que deve mudar é a frequência em Turbo Boost, que pode subir até 200 Mhz para todos as CPUs.

Os Raptor Lake Refresh não prometem avanços gigantescos e deve focar em melhorias pontuais. É esperado que haja compatibilidade com memórias RAM DDR5 de até 6.400 MT/s, consumo energético maior e que o suporte para o soquete LGA 1700 seja mantido.

Continua após a publicidade

A 14ª geração de processadores Intel deve ser anunciada no fim de setembro, com lançamento dos modelos “K” previsto para acontecer em outubro. As variantes “não-K” só chegam no início de 2024, possivelmente em um anúncio na CES. O preço, segundo o vazamento, será o mesmo da antiga geração.