Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apacer anuncia 1º SSD PCIe 5.0 para consumidores com leitura de 13 GB/s

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Maio de 2022 às 14h30

Link copiado!

Divulgação/Apacer
Divulgação/Apacer

A fabricante taiwanesa Apacer, especializada em dispositivos de armazenamento, anunciou nesta terça-feira (24) os dois primeiros SSDs M.2 NVMe preparados para operar no novo barramento PCIe 5.0. Equipados com controladores da Physon, os componentes praticamente dobram as velocidades oferecidas pelos melhores SSDs da geração anterior, atingindo taxas de transferência de até 13 GB/s.

Apacer anuncia 1º SSD PCIe 5.0 para consumidores

O Apacer AS2280F5 é o primeiro SSD M.2 com PCIe 5.0 do mercado a ser voltado para os consumidores comuns. A novidade tira proveito do novo barramento e do protocolo NVMe 2.0 para oferecer taxas de leitura sequencial de até 13 GB/s, e de escrita de até 12 GB/s. As velocidades impressionam, se considerarmos que os melhores modelos PCIe 4.0 atingiam cerca de 8 GB/s de escrita e 7 GB/s de leitura.

Continua após a publicidade

A novidade foi desenvolvida para os sistemas de nova geração, incluindo assim PCs equipados com processadores Intel Alder Lake de 12ª geração, ou os ainda não lançados AMD Ryzen 7000, equipados com PCIe 5.0, mas segue retrocompatível com PCIe 4.0. Dito isso, é válido destacar que as taxas máximas só poderão ser atingidas nas máquinas mais novas, com barramento mais recente.

Detalhes sobre a durabilidade do AS2280F5 não foram revelados, mas a Apacer afirma ter implementado "múltiplas tecnologias de proteção" para garantir a integridade e a estabilidade dos dados, apesar de não ter especificado quais seriam elas. Além disso, como a maioria dos modelos premium disponíveis no mercado, o lançamento terá garantia de 5 anos.

Continua após a publicidade

O novo SSD também será disponibilizado sob a marca gamer da Apacer, a ZADAK, na forma do TWSG5, trazendo as mesmas especificações, incluindo a garantia, mas apresentando um visual ligeiramente diferente e uma variante que substitui o heatsink por um cooling pad de grafeno.

Preço e disponibilidade

A Apacer ainda não divulgou preços para os SSDs, mas garantiu que ambos começarão a ser vendidos até o final de 2022 — é possível que a estreia ocorra junto aos processadores Ryzen 7000, como sugerido pela AMD em sua própria conferência. Mais informações também são esperadas nesta semana, durante a Computex.

Fonte: WCCFTech