Publicidade

NUC | Intel firma parceria com a ASUS para fabricar mini PCs

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Após anunciar a aposentadoria da linha de mini PCs NUC na terça-feira passada (11), a Intel firmou uma parceria com a ASUS para manter, criar e vender os próximos produtos da série de computadores compactos.

O anúncio foi revelado através de um comunicado oficial no site da empresa e garante que a ASUS continuará dando suporte para os dispositivos já existentes com processadores da 10ª a 13ª geração. A fabricante também será responsável por desenvolver os próximos modelos, que ainda não têm previsão de lançamento.

"Nossa equipe de produtos do sistema NUC forneceu produtos exclusivos que estimularam a inovação no mercado de [computadores] de fator de forma pequena. À medida que dinamizamos nossa estratégia para permitir que os fabricantes desse ecossistema continuem a inovação e o crescimento de produtos de sistemas NUC, nossa prioridade é garantir uma transição suave para clientes e parceiros. Estou ansioso para que a ASUS continue a oferecer produtos excepcionais e a apoiar nossos clientes de sistemas NUC”, disse Sam Gao, vice-presidente e gerente geral da plataforma de soluções para clientes da Intel.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A escolha é plausível, uma vez que a ASUS é uma das marcas que parece melhor ter entendido a ideia e essência dos Intel NUC. Esses aparelhos foram criados como soluções para consumidores que precisavam de produtos com bom desempenho e que ocupassem pouco espaço na mesa.

Uma das investidas mais interessantes da Intel foi com a linha Extreme, focada em aplicações de alta performance e para gamers entusiastas. Essa série contava com processadores Core i7 e Core i9 e placas de vídeo dedicadas e era uma alternativa interessante para quem queria algo mais discreto no setup.

A ASUS, por sua vez, resolveu investir no segmento mais voltado ao mercado corporativo com as linhas PN, PL, PB e para Chrome OS. Há também os modelos da família ProArt, com design diferenciado e configurações destinadas aos profissionais criativos.

Intel foca na produção de chips

Mesmo com o anúncio da nova parceria, a Intel não revelou os motivos que a levaram a abandonar os NUC. No entanto, uma das razões deve ser a prioridade em se manter ativa na fabricação de novos processadores e placas de vídeo. A divisão de memórias NAND foi vendida em 2020 e o projeto de SSDs Optane foi encerrado. A própria linha NUC começou a ser deixada de lado pouco a pouco e a disponibilidade desses produtos ficou cada vez mais escassa.

A Intel lançou suas primeiras GPUs dedicadas no ano passado e continua dando passos largos para se estabelecer nesse segmento. Já no segmento de CPUs, a companhia deve anunciar a 14ª geração para desktops em setembro, junto aos modelos Meteor Lake para notebooks.