Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Meteor Lake de 14ª geração pode se limitar ao Core i5 no desktop

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Abril de 2023 às 16h45

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Já confirmada como a 14ª geração de processadores da Intel, a família Meteor Lake pode realmente ganhar modelos para desktop, em vez de ser limitada aos notebooks como rumores recentes especulavam. Um novo dispositivo de testes disponibilizado pela gigante e supostos documentos oficiais vazados mostram que os PCs de mesa devem ganhar modelos da família Meteor Lake-S com consumo de 65 W, ainda que essa série deva ser limitada a CPUs mais básicas.

A família Intel Meteor Lake (MTL) promete ser um marco para a companhia por ser a primeira destinada aos usuários comuns baseada em chiplets, chamados pela empresa de tiles. Além de uma CPU com arquitetura híbrida totalmente redesenhada, os componentes dessa linha contarão com tiles dedicados para conexões e GPU integrada, que poderia garantir um grande salto de desempenho em processamento gráfico.

Apesar de promissores, os rumores indicavam que problemas levaram a Intel a limitar a disponibilidade dos chips Meteor Lake aos notebooks, destinando então aos desktops a família Raptor Lake Refresh (RPL-R) — situação contrariada por novos vazamentos, ao menos em partes. Em seu site oficial para venda de dispositivos de testes de CPUs para parceiras (como as fabricantes de notebooks), a Intel listou o interposer (a placa de silício da CPU que faz contato com o soquete da placa-mãe) LGA1851 para a linha Meteor Lake-S.

Continua após a publicidade

Duas informações importantes são praticamente confirmadas: o soquete LGA1851, vazado quase um ano como o soquete que deve equipar as placas-mãe da série 800 para a 14ª geração, e a existência de uma série Meteor Lake-S — o S no final indica que os processadores que a compõem são destinados aos PCs de mesa. Infelizmente, informações adicionais requerem uma conta de negócios para serem acessadas.

Isso não impediu o leaker Bionic_squash (@SquashBionic) de ter acesso ao que parece ser um slide oficial da gigante de Santa Clara para parceiras, composto de uma tabela que compara a 13ª geração Raptor Lake-S à 14ª geração Meteor Lake-S e até mesmo à 15ª geração Arrow Lake-S. Junto à confirmação das variantes para desktop, o ponto mais interessante é que a 14ª geração seria limitada a chips mais simples até o Core i5.

Continua após a publicidade

Essa possibilidade não é uma novidade — o leaker Tom, do canal Moore's Law is Dead, havia sugerido que, por algumas dificuldades que encontrou no desenvolvimento da família Meteor Lake, a Intel teria considerado limitá-la aos laptops, tendo como a melhor hipótese o lançamento de CPUs básicas para desktop, possivelmente na forma de um Core i5. É aí que entram os chips Raptor Lake Refresh, que seriam posicionados como os Core i7 e Core i9 de 14ª geração, apresentando leves melhorias frente aos modelos de 13ª geração.

A mistura de famílias diferentes também não surpreende quando consideramos casos como Ice Lake e Comet Lake de 10ª geração, Tiger Lake e Rocket Lake de 11ª geração e até mesmo a própria família Raptor Lake, em que alguns chips (como o Core i5 13400 e o Core i3 13100) usam circuitos da geração anterior. Diante desse cenário, Tom pode estar certo também em relação às configurações do processador Meteor Lake que deve chegar aos PCs de mesa.

Segundo ele, a configuração mais robusta deve contar com 22 núcleos e 28 threads, sendo 6 P-Cores de alto desempenho com a nova arquitetura Redwood Cove e 16 E-Cores de alta eficiência com a arquitetura estreante Crestmont. Detalhes mais completos de performance ainda são desconhecidos, mas a adoção da litografia Intel 4, equivalente a 7 nm, poderia garantir ganhos significativos de eficiência de até 50%.

Continua após a publicidade

A 14ª geração está prevista para ser apresentada na segunda metade de 2023, com a disponibilidade sendo ampliada entre o final deste ano e o início de 2024. Até lá, novos vazamentos ou mesmo anúncios oficiais que esclarecem melhor o que podemos esperar desses processadores devem começar a ser divulgados.

Fonte: Intel, via VideoCardz