Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel pode ter cancelado NUC 12 Performance para focar em gamers e profissionais

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Janeiro de 2022 às 16h53

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Rumores sugerem que a Intel cancelou o lançamento da nova geração da família Performance de NUCs, voltada para usuários casuais, baseada nos chips Alder Lake de 12ª geração. As informações chegam como cortesia do site FanlessTech, e sugerem ainda que a ideia da empresa é abrir margem de produção e recursos para focar nos modelos mais potentes de mini PCs, das linhas Pro e Extreme.

Intel NUC 12 Performance teria sido cancelado

A família NUC Performance é conhecida por oferecer desempenho avançado em um mini PC bastante compacto e relativamente acessível, ainda que não seja exatamente barato. Os modelos utilizam chips mobile da Intel, para contornar possíveis limitações térmicas, e tiveram sua última versão lançada com a série Panther Canyon, baseada na 11ª geração Tiger Lake.

Continua após a publicidade

Os computadores compactos, com 101 x 101 mm, tiveram a produção encerrada há poucas semanas, e podem acabar não recebendo uma linha sucessora, ao menos por enquanto. A gigante de Santa Clara teria optado por focar os esforços, bem como os recursos, na suposta família "Wall Street Canyon" do NUC 12 Pro, desenvolvido para uso profissional e corporativo.

A novidade seria bastante similar ao NUC 11 Pro, de codinome Tiger Canyon, também contando com dimensões de 101 x 101 mm e sendo oferecido em cinco versões: Core i5 e i7 com vPro, e Core i3, i5 e i7 sem vPro, nos formatos Slim, com armazenamento SSD M.2, e Tall, com discos SATA. Seu maior diferencial será o leitor dedicado de cartões SDXC e SD, considerando o foco no uso profissional.

A suposta família Wall Street Canyon era desconhecida até o momento, mas há boas chances dos modelos serem realmente revelados, considerando o histórico do FanlessTech — o portal havia vazado com precisão as informações sobre a família Alder Lake-T, lançada para mini PCs neste mês, antes mesmo da 12ª geração ser anunciada, em setembro.

Continua após a publicidade

Ainda segundo o rumor, a outra parte dos esforços da companhia seria destinada ao NUC 12 Extreme "Dragon Canyon", dedicado ao público gamer e revelado pela Intel na semana passada, durante a CES 2022. Considerando o prazo esperado de lançamento, é provável que também ouçamos novidades sobre o NUC 12 Pro em breve.

Empresa deve anunciar novidades em breve

O NUC 12 Extreme mantém o conceito modular do antecessor, o NUC 11 Extreme Beast Canyon, mas substitui os soquetes especiais e parte do hardware de notebook empregados no chamado "elemento de computação" por um soquete LGA1700, utilizado em desktops. A mudança elevaria o patamar de desempenho de maneira significativa, já que, teoricamente, a instalação de qualquer CPU das famílias Alder Lake-S e Alder Lake-K seria permitida.

Continua após a publicidade

Bastante potente, a solução trará ainda conectividade Wi-Fi 6E, portas LAN de 10 Gigabit, três portas M.2 para SSDs NVMe PCI-E 4.0, HDMI, portas USB 3.2 Gen 2 e Thunderbolt 4, com transferências de 40 Gbps. O NUC 12 Extreme Dragon Canyon chega ao mercado ainda no primeiro trimestre de 2022, e é possível que a Intel revele novidades sobre a família Wall Street Canyon nesse período.

Fonte: FanlessTech, Tom's Hardware