SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Intel cancela tecnologia Cryo Cooling de resfriamento extremo

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Novembro de 2023 às 14h40

Link copiado!

Cooler Master
Cooler Master
Tudo sobre Intel

A Intel descontinuou a linha de produtos Cryo Cooling para processadores. A tecnologia foi deixada de lado em julho deste ano, sem nenhum tipo de anúncio, e a informação só foi divulgada graças ao informante @momomo_us, que compartilhou os detalhes no X (antigo Twitter).

Lançado para as CPUs Comet Lake de 10ª geração, o Intel Cryo Cooling tinha uma premissa interessante. O recurso era um ecossistema de resfriamento que unia software e hardware através das teorias de Peltier e da termoelétrica. A ideia conseguia reduzir drasticamente a temperatura de processadores topo de linha, como os Core i9-10900K, para cenários de 20°C em cargas complexas.

Com o cancelamento, a linha Raptor Lake foi a última a ser compatível com o recurso. A revisão Raptor Lake Refresh, lançada recentemente, já não possui mais suporte para o ecossistema. Ainda sem explicações aprofundadas sobre os motivos de descontinuar a tecnologia, as principais suspeitas apontam para problemas de compatibilidade com o soquete — embora a 13ª e 14ª geração utilizem o mesmo LGA-1700.

Continua após a publicidade

Cryo Cooling nunca foi tão popular

De maneira oficial, o Cyro Cooling foi desenvolvido para trabalhar somente em sistemas Intel. No entanto, alguns overclockers e especialistas conseguiram modificar os coolers com esse recurso para funcionar em bancadas AMD, resfriando processadores premium como o Ryzen 9 5950X.

Continua após a publicidade

Apesar da ideia e dos resultados robustos, o Intel Cryo Cooling nunca se popularizou tanto. Parte disso se deu pela baixa iniciativa das fabricantes e dos preços altos cobrados pelos produtos. O projeto mais popular ficou com o Cooler Master ML360 Sub-Zero, mas outros produtos também tiveram algum mérito, como o QuantumX Delta TEC EVO E2, da EKWB.

Em entrevistas recentes, tanto AMD quanto Intel confirmaram que o fenômeno de processadores esquentando cada vez mais vai continuar acontecendo. Hoje, a adoção de water coolers de 360mm vem se tornando cada vez mais uma regra para aqueles que sonham em ter CPUs de alto desempenho, desbancando air coolers parrudos.