Quais são as principais diferenças entre Coolers?

Quais são as principais diferenças entre Coolers?

Por Lu do Magalu | 15 de Setembro de 2021 às 11h55
Unsplash/Unervi González

A refrigeração é uma das características essenciais dos computadores. Sejam eles notebooks ou desktops, a circulação de ar na parte interna do seu PC é muito importante para evitar aquecimentos e aproveitar um melhor desempenho da máquina. Por isso, as ventoinhas também conhecidas como “Fans” ou “Coolers”, são componentes que estão presentes em todos os computadores.

Sendo assim, as Ventoinhas, ficam responsáveis por jogar o ar para fora do gabinete resfriando as outras peças do computador. Mas, existem algumas diferenças importantes entre seus modelos.

Existem modelos mais rápidos, mais silenciosos e até mesmo mais coloridos com cores RGB. Além disso, algumas pessoas usam até mesmo dois Coolers ou mais no computador. Então, nessa matéria vamos falar sobre algumas das principais diferenças entre os modelos de Cooler. Veja nas próximas linhas!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Quais as principais diferenças entre os modelos de Cooler?

Tamanho

Antes de comprar um Cooler, é muito importante verificar seu tamanho e espessura, tá? É que o Cooler do processador fica limitado pelo espaço disponível entre o dissipador e a placa-mãe. Então, em alguns casos um modelo mais fino pode ser ideal, algo entre 2,5 cm a 1,5 cm.

Agora, o Gabinete do computador tem um pouco mais de espaço para Coolers de diversos tamanhos. Então, sempre que puder opte por um Cooler maior, mas tenha em mente que essa não é principal característica, tá?

Velocidade x Rotação silenciosa

Você pode imaginar que uma ventoinha que gira muito rápido, faça muito barulho, né? Mas, nem todas são assim. Existem modelos que são mais silenciosos, você pode descobrir isso verificando a frequência em dB (decibéis). Quanto menor a frequência em decibéis, mais silenciosa será a rotação do Cooler.

Water Cooler

Diferente dos Coolers tradicionais os Water Coolers, oferecem uma proposta única de resfriamento. Através de um sistema de bombeamento de água, os Water Coolers conseguem dissipar o calor do computador. Assim, uma bomba garante que o líquido fique em movimento, enquanto o radiador é responsável por manter o líquido resfriado.

Apesar deles serem mais caros, os Water Coolers podem ser uma ótima alternativa para quem precisa trabalhar em computadores com muito desempenho. Um Water Cooler, por exemplo, pode diminuir em até 50% a temperatura do computador, quando comparado ao sistema de resfriamento por ar. Então, vale a pena conferir!

Prontinho! Gostou dessas dicas? Compartilhe essa matéria com seus amigos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.