Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Arrow Lake Refresh pode ter 40 núcleos híbridos em 2025

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Outubro de 2023 às 15h10

Link copiado!

Reprodução/Intel YouTube
Reprodução/Intel YouTube
Tudo sobre Intel

A futura geração de processadores Arrow Lake foi formalmente anunciada pela Intel durante o Innovation, em setembro. No entanto, informações vazadas pelo informante Moore's Law is Dead em seu canal do YouTube sugerem que o time azul já tem planos de lançar uma revisão desses processadores em 2025, chamada de Arrow Lake-Refresh (ARL-R).

O movimento deve ser similar ao que acontece agora, com a transição entre os Raptor Lake (13ª geração) e os vindouros Raptor Lake Refresh (14ª geração), especulados para lançar em outubro. Aliás, os futuros Arrow Lake Refresh seriam muito parecidos como os ARL padrão, mantendo características como a arquitetura dos núcleos, processo de fabricação e possivelmente o soquete LGA-1851.

A grande mudança deve ser referente à contagem de núcleos. Enquanto os Arrow Lake chegariam com uma implementação máxima de 26 núcleos, ou seja, 8 de Performance (Lion Cove), 16 de Eficiência (Skymont) e mais 2 de baixo consumo direto no SoC, a geração Refresh elevaria esse número. A expectativa é que a quantidade de núcleos de eficiência Skymont dobre para 32 unidades, logo os Arrow Lake Refresh teriam 40 núcleos híbridos no total.

Continua após a publicidade

Intel tem planos para até 2026

Embora as informações de Moore's Law is Dead tenham credibilidade, os Arrow Lake Refresh só seriam lançados a partir do segundo semestre de 2025. Nesse momento, há uma certa confusão na cronologia de lançamentos da Intel.

Os Arrow Lake de desktop lançam no fim de 2024, em um momento em que os Lunar Lake de notebooks também devem chegar. Já em 2025 seria a vez dos Arrow Lake Refresh, mas não se sabe qual geração de portáteis seria lançada nesse ano. Para 2026 ficaria a geração Panther Lake, que pode lançar somente no início de 2026. Para esse ano também estariam programadas as CPUs Nova Lake, que devem ter impressionantes 52 núcleos.

Vale lembrar que, com a introdução dos Meteor Lake em dezembro, a Intel mostrará sua nova nomenclatura de processadores, abandonando o prefixo "i". Os Arrow Lake devem ser conhecidos como Intel Core Ultra 200, enquanto os Refresh deverão ser chamados de Intel Core Ultra 300.