Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Arrow, Lunar e Panther Lake serão as próximas CPUs da Intel

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Setembro de 2023 às 16h35

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

Durante o Innovation 2023, a Intel revelou a nova geração Meteor Lake, mas também deu dicas importantes para as futuras gerações de seus processadores. As séries Lunar Lake, Arrow Lake e Panther Lake só devem estrear a partir do fim de 2024, mas já estão no forno das fábricas da empresa.

Começando pelo Lunar Lake, esta será a geração responsável por "substituir" os recém-anunciados Meteor Lake, uma vez que ambos são destinados a notebooks. A diferença é que os Lunar Lake serão desenvolvidos com camadas de chiplets na litografia Intel 18A de 1,8nm. Essa será a primeira vez que esse processo de fabricação será utilizado em máquinas domésticas.

A arquitetura também vai mudar e abraçar os núcleos de Performance Lion Cove e os núcleos de Eficiência Skymont. Segundo informações anteriores, essa inovação nos cores vai permitir melhorias na eficiência energética.

Continua após a publicidade

Arrow Lake deve usar novo soquete LGA 1851

Já os processadores Arrow Lake serão referentes à 15ª geração Intel para computadores de mesa, chegando ao mercado também em 2024. Uma das principais mudanças nessas CPUs será o soquete, já que a companhia vai adotar o padrão de encaixe LGA-1851. Consequentemente, novas placas-mãe serão lançadas, mas essa informação ainda não foi revelada oficialmente pela empresa.

O que se sabe de concreto é que os processadores serão feitos sob a litografia Intel 20A, de 2nm. A tecnologia de transistores RibbonFET e a técnica para transmissão de energia PowerVia também estarão presentes, marcando diferenças significativas para essa geração.

Por fim, a geração Panther Lake é a menos conhecida. Esses processadores estreiam somente em 2025, possivelmente para notebooks e desktops. Informações mais antigas sugeriam que essas CPUs seriam integradas com as placas Intel Arc Celestial e os núcleos Cougar Cove de Performance, mas esses detalhes só devem ser confirmados no futuro.