Arrow, Lunar e Panther Lake serão as próximas CPUs da Intel
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |

Durante o Innovation 2023, a Intel revelou a nova geração Meteor Lake, mas também deu dicas importantes para as futuras gerações de seus processadores. As séries Lunar Lake, Arrow Lake e Panther Lake só devem estrear a partir do fim de 2024, mas já estão no forno das fábricas da empresa.
- O que é e como funciona o Thread Director da Intel?
- Intel anuncia novidades para "democratizar" o uso de IA
Começando pelo Lunar Lake, esta será a geração responsável por "substituir" os recém-anunciados Meteor Lake, uma vez que ambos são destinados a notebooks. A diferença é que os Lunar Lake serão desenvolvidos com camadas de chiplets na litografia Intel 18A de 1,8nm. Essa será a primeira vez que esse processo de fabricação será utilizado em máquinas domésticas.
A arquitetura também vai mudar e abraçar os núcleos de Performance Lion Cove e os núcleos de Eficiência Skymont. Segundo informações anteriores, essa inovação nos cores vai permitir melhorias na eficiência energética.
Arrow Lake deve usar novo soquete LGA 1851
Já os processadores Arrow Lake serão referentes à 15ª geração Intel para computadores de mesa, chegando ao mercado também em 2024. Uma das principais mudanças nessas CPUs será o soquete, já que a companhia vai adotar o padrão de encaixe LGA-1851. Consequentemente, novas placas-mãe serão lançadas, mas essa informação ainda não foi revelada oficialmente pela empresa.
O que se sabe de concreto é que os processadores serão feitos sob a litografia Intel 20A, de 2nm. A tecnologia de transistores RibbonFET e a técnica para transmissão de energia PowerVia também estarão presentes, marcando diferenças significativas para essa geração.
Por fim, a geração Panther Lake é a menos conhecida. Esses processadores estreiam somente em 2025, possivelmente para notebooks e desktops. Informações mais antigas sugeriam que essas CPUs seriam integradas com as placas Intel Arc Celestial e os núcleos Cougar Cove de Performance, mas esses detalhes só devem ser confirmados no futuro.