Publicidade

Intel Arrow Lake pode não ser compatível com Hyper-Threading

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Fevereiro de 2024 às 17h35

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

A Intel já está com a 15ª geração de processadores Arrow Lake engatilhada para o fim de 2024, mas um novo vazamento pode ter revelado mudanças importantes na estrutura desses produtos. O informante InstLatX64 compartilhou no X (antigo Twitter) o que podem ser as configurações de uma dessas CPUs, mas com um detalhe curioso: sem a presença do Hyper-Threading. 

Ao que isso indica, a futura geração de processadores do time azul deixará a tecnologia do Hyper-Threading de lado. A captura de tela mostrada na rede social sugere que o modelo em questão possui apenas 24 threads. Considerando que os Arrow Lake chegariam em configurações de núcleos de 8P + 16E; 6P + 16E ou 6P + 8E, tudo indica que esse modelo vazado teria 8 núcleos de Performance, 16 núcleos de Eficiência e apenas uma thread por núcleo físico, totalizando os 24 threads.

Ao contrário do que aconteceria normalmente no Hyper-Threading da 14ª geração atual, por exemplo, a configuração de núcleos 8P + 16E resultaria em 32 threads. Isso acontece porque a tecnologia do Hyper-Threading possibilita que cada um desses núcleos de eficiência trabalhe em duas tarefas ao mesmo tempo, gerando dois núcleos lógicos de operação. 

Continua após a publicidade

Intel tem outras soluções

Os motivos para a falta do Hyper-Threading ainda não são totalmente claros. Até aqui, o que se pode especular é que essa tecnologia não irá beneficiar os usuários domésticos da futura linha Intel Core Ultra, fazendo o time azul manter essa tecnologia em outros nichos, como o segmento dos servidores. 

Vale salientar que a Intel investe bastante na tecnologia do Thread Director desde o lançamento dos Alder Lake, para melhorar a relação de núcleos e threads no sistema do Windows. No mais recente lançamento com os Raptor Lake Refresh, a companhia lançou o APO (Application Optimization), que faz um refinamento para que certos games sejam mais bem executados nos melhores núcleos, melhorando a performance em até 30%.

Continua após a publicidade

Além disso, esses novos processadores podem excluir a integração com instruções AVX512, mas também não se sabe os detalhes até agora. Os processadores Arrow Lake são esperados para lançar nos computadores de mesa no fim de 2024.