Intel Alder Lake-M de 10 núcleos e Core i7 1260P vazam em primeiros testes

Intel Alder Lake-M de 10 núcleos e Core i7 1260P vazam em primeiros testes

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 17 de Novembro de 2021 às 14h50
Intel

Pouco antes de oficializar a família Alder Lake, a Intel trouxe detalhes das novas microarquiteturas que utilizaria nos núcleos Golden Cove e Tremont, e confirmou as famílias de chips que utilizariam a nova arquitetura híbrida. Além da Alder Lake-S, já disponível para desktops, a empresa revelou as séries dedicadas para notebooks e tablets.

Graças ao documento oficial de otimização destinado a desenvolvedores, sabe-se que as linhas mobile serão divididas em Alder Lake-P, que assume o lugar da linha H e parte da família U para laptops de alto desempenho, e Alder Lake-M, que substitui o restante dos chips U e a série UP4 (antiga Y) para notebooks mais básicos e tablets.

Ainda pouco detalhada, a família Alder Lake-M surge agora em seu primeiro vazamento, trazendo novas informações do que parece ser o chip mais poderoso da série. O resultado é acompanhado ainda de um novo teste no Geekbench que revela um dos possíveis chips de maior desempenho para futuros ultrabooks.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Primeiro chip Intel Alder Lake-M é vazado com 10 núcleos

Mais simples dos dois, o chip da linha Alder Lake-M foi avistado pelo renomado leaker TUM_APISAK no benchmark SiSoftware Sandra, dedicado a analisar a estabilidade do sistema em diferentes tarefas, registrado com 10 núcleos e 20 threads.

Assim como outros chips da 12ª geração encontrados no Sandra, a contagem está incorreta, em virtude de incompatibilidade com a arquitetura híbrida e, apesar de não trazer o nome do chip, as especificações sugerem se tratar de um Core i7, ou mesmo de um Core i9.

De acordo com as informações já passadas pela Intel, a solução em questão deve contar com 10 núcleos e 12 threads, sendo 2 P-Cores de alto desempenho e 8 E-Cores de baixo consumo, acompanhados de GPU Iris Xe com 96 Unidades de Execução (EUs).

Segundo as informações já divulgadas pela Intel, o chip Alder Lake-M pode ser uma variante de Core i7 ou mesmo Core i9 para tablets e laptops básicos (Imagem: Reprodução/Intel)

O registro revela ainda que a CPU emprega 12 MB de cache L3 e, ao menos até o momento, 800 MHz de clock base e 4,7 GHz de clock boost. É importante ter em mente que as velocidades podem mudar até o lançamento, conforme otimizações forem feitas e maior estabilidade for atingida.

Intel Core i7 1260P é encontrado no Geekbench com 12 núcleos

Paralelo a isso, o perfil @BenchLeaks, responsável por encontrar alguns dos resultados de benchmarks de componentes ainda não anunciados, localizou um teste feito com o Intel Core i7 1260P. É a primeira vez que essa CPU é mencionada, e ao que parece, deve substituir o Core i7 1165G7 e o Core i7 1195G7 em ultrabooks, ao lado do também recentemente vazado Core i7 1270P.

Segundo os dados, o Core i7 1260P vem equipado com 12 núcleos e 16 threads, sendo 4 P-Cores e 8 E-Cores com clock base de 2,5 GHz, acompanhados de GPU Iris Xe de 96 EUs. Nessas condições, o componente marca 1.442 pontos em single-core e 4.190 pontos em multi-core, resultado inferior ao Core i7 1195G7. Dito isso, vale ressaltar novamente que estes são testes preliminares, ainda carentes de otimizações.

Os rumores indicam que as famílias Alder Lake-P e Alder Lake-M devem ser anunciadas em janeiro, durante a CES 2022, quando os primeiros notebooks equipados com os chips devem ser revelados.

Fonte: WCCFTechVideoCardz

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.