Intel Alder Lake-M de 10 núcleos e Core i7 1260P vazam em primeiros testes
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Pouco antes de oficializar a família Alder Lake, a Intel trouxe detalhes das novas microarquiteturas que utilizaria nos núcleos Golden Cove e Tremont, e confirmou as famílias de chips que utilizariam a nova arquitetura híbrida. Além da Alder Lake-S, já disponível para desktops, a empresa revelou as séries dedicadas para notebooks e tablets.
- Linha Intel Raptor Lake de 13ª geração deve manter suporte a memórias DDR4
- Intel core i7 12700H volta a vazar com 35% mais desempenho que o Ryzen 9 5980HX
Graças ao documento oficial de otimização destinado a desenvolvedores, sabe-se que as linhas mobile serão divididas em Alder Lake-P, que assume o lugar da linha H e parte da família U para laptops de alto desempenho, e Alder Lake-M, que substitui o restante dos chips U e a série UP4 (antiga Y) para notebooks mais básicos e tablets.
Ainda pouco detalhada, a família Alder Lake-M surge agora em seu primeiro vazamento, trazendo novas informações do que parece ser o chip mais poderoso da série. O resultado é acompanhado ainda de um novo teste no Geekbench que revela um dos possíveis chips de maior desempenho para futuros ultrabooks.
Primeiro chip Intel Alder Lake-M é vazado com 10 núcleos
Mais simples dos dois, o chip da linha Alder Lake-M foi avistado pelo renomado leaker TUM_APISAK no benchmark SiSoftware Sandra, dedicado a analisar a estabilidade do sistema em diferentes tarefas, registrado com 10 núcleos e 20 threads.
Assim como outros chips da 12ª geração encontrados no Sandra, a contagem está incorreta, em virtude de incompatibilidade com a arquitetura híbrida e, apesar de não trazer o nome do chip, as especificações sugerem se tratar de um Core i7, ou mesmo de um Core i9.
De acordo com as informações já passadas pela Intel, a solução em questão deve contar com 10 núcleos e 12 threads, sendo 2 P-Cores de alto desempenho e 8 E-Cores de baixo consumo, acompanhados de GPU Iris Xe com 96 Unidades de Execução (EUs).
O registro revela ainda que a CPU emprega 12 MB de cache L3 e, ao menos até o momento, 800 MHz de clock base e 4,7 GHz de clock boost. É importante ter em mente que as velocidades podem mudar até o lançamento, conforme otimizações forem feitas e maior estabilidade for atingida.
Intel Core i7 1260P é encontrado no Geekbench com 12 núcleos
Paralelo a isso, o perfil @BenchLeaks, responsável por encontrar alguns dos resultados de benchmarks de componentes ainda não anunciados, localizou um teste feito com o Intel Core i7 1260P. É a primeira vez que essa CPU é mencionada, e ao que parece, deve substituir o Core i7 1165G7 e o Core i7 1195G7 em ultrabooks, ao lado do também recentemente vazado Core i7 1270P.
Segundo os dados, o Core i7 1260P vem equipado com 12 núcleos e 16 threads, sendo 4 P-Cores e 8 E-Cores com clock base de 2,5 GHz, acompanhados de GPU Iris Xe de 96 EUs. Nessas condições, o componente marca 1.442 pontos em single-core e 4.190 pontos em multi-core, resultado inferior ao Core i7 1195G7. Dito isso, vale ressaltar novamente que estes são testes preliminares, ainda carentes de otimizações.
Os rumores indicam que as famílias Alder Lake-P e Alder Lake-M devem ser anunciadas em janeiro, durante a CES 2022, quando os primeiros notebooks equipados com os chips devem ser revelados.
Fonte: WCCFTech, VideoCardz