Publicidade

Gigabyte lança placa-mãe com IA para CPUs AMD Threadripper

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Junho de 2024 às 16h35

Link copiado!

Felipe Vidal/Canaltech
Felipe Vidal/Canaltech

Após rumores do lançamento de uma placa-mãe com IA, a Gigabyte anunciou a chegada da TRX50 AI TOP durante a Computex 2024. Agora, uma semana depois, a fabricante finalmente revelou nesta quinta-feira (13) as especificações completas para essa motherboard, projetada especialmente para processadores AMD Threadripper de alta performance.

Com tamanho largo, mirando o segmento E-ATX para HPCs, a mainboard conta com quatro pistas PCIe x16 operando no protocolo PCIe Gen 5, ideal para inserir um conjunto de placas de vídeo para tarefas complexas. Todavia, o barramento em pelo menos uma das pistas pode ser limitado ao PCIe Gen 4, dependendo da configuração de GPU que o usuário escolher.

Para armazenamento, a TRX50 também não decepciona. A placa-mãe possui quatro slots SSD M.2 PCIe 5.0 diretamente conectados na CPU e com uma bela tampa de metal para arrefecer as unidades. Já na parte de memórias, a Gigabyte inseriu oito slots para módulos de memória RAM do tipo DIMM com capacidade máxima de até 2 TB.

Continua após a publicidade

A respeito de compatibilidade, o modelo trabalha com a rede Wi-Fi 7 com um controlador da Qualcomm. Sobre as entradas, há seis conexões USB Tipo-A e duas USB Tipo-C, sendo que apenas uma suporta o Thunderbolt 4, além de entrada HDMI, RJ45 e para fone e microfone.

Compatível apenas com processadores AMD Threadripper e Threadripper Pro para fluxos de trabalho que envolvem inteligência artificial, a Gigabyte TRX50 AI TOP será vendida a partir de julho.